Vigilância Sanitária alerta: 14 marcas de tintas para tatuagem são suspensas

Por falta de registro dos produtos no país, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou nesta semana a suspensão de 14 marcas de tintas de tatuagem.

No Brasil, somente três marcas de tintas são regulares: Starbrite Colors, Eletric Ink, e Irons Work. Já as marcas suspensas no mercado por falta de registro são: Intenze, Eternal Ink, Suprema Collors, Solid Ink, Drawing Ink 700, Extrema Magic Collors, Master Ink, Kuro Sumi, Murano, Kactus, Kokkai Sumi Ink, Infinity Tattoo Ink, Korrai Sumi Ink e Bowery Ink.

A decisão foi divulgada no Diário Oficial da União de terça-feira (6). A Vigilância Sanitária do município já começou as vistorias. “Estamos visitando os estabelecimentos, fazendo as solicitações e recolhendo as tintas sem registros a fim de colocar em prática a Resolução da Diretoria Colegiada 55, de 2008 (RDC 55/2008)”, afirmou a coordenadora da Vigilância Sanitária do município Edna Soares.

Também ficou proibida a tinta Indian Ink em procedimentos de pigmentação artificial permanente da pele. O produto é destinado à caligrafia e desenho.

Com o estabelecimento em dia, o tatuador Lucas Cardoso Pessoa, demonstrou a satisfação em oferecer o melhor aos clientes. “É importante esse acompanhamento da Anvisa, pois evita sérios problemas e entre eles a contaminação cruzada”, completa.

 

 

Daniela Goulart/PMT