Protagonismo da mulher é tema de debate

Cerca de 100 mulheres tiveram nesta segunda-feira (25), na Associação Empresarial de Tubarão (ACIT), um encontro para debate e reflexão sobre o protagonismo feminino na sociedade, principalmente no meio político. O evento foi uma iniciativa da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (ALESC), por meio da Escola do Legislativo, com parceria da Prefeitura de Tubarão.

 

O “Debate contemporâneo: mulher e política” aconteceu durante todo o dia e teve desde momentos de compartilhamento de histórias pessoais de personagens envolvidas com gestão pública ou cargo eletivo até palestra técnica sobre normativas envolvendo campanhas eleitorais.

 

A chefe de Gabinete do prefeito Kércia Cardoso Menegaz foi uma das palestrantes na parte da manhã. Ela dividiu o painel com a vereadora de Braço do Norte Arlete Ramos.

 

“Temos muitas mulheres líderes em todos os setores, mas na política está faltando. E precisamos da ajuda e participação delas, com suas opiniões, com suas ideias. É inadmissível que em uma Câmara de Vereadores como a de Tubarão não tenha uma mulher sequer entre os 17 representantes. Braço do Norte, com 11 cadeiras, tem quatro vereadoras, isso é um exemplo”, comentou Kércia.

 

Arlete Ramos contou como venceu as dificuldades do trabalho e a preocupação com três filhos pequenos e se tornou uma das mulheres mais respeitadas do meio político da região. No painel seguinte – “O que é preciso para ser candidata” – a advogada Cláudia Bressan da Silva apresentou questões técnicas e jurídicas sobre campanhas eleitorais, espaço que teve grande participação das mulheres através de questionamentos e observações.

 

O encerramento do evento à tarde ocorreu após as palestras de Ana Cristina Ferro Blasi, que falou sobre cotas de gênero para financiamento de campanhas, e Tatiane Rosa, sobre o desenvolvimento de lideranças femininas no setor público.