Dia D da Vacinação contra Hepatite B é neste sábado (26)

A abertura da campanha de vacinação contra a Hepatite B será neste sábado (26) com o Dia D da Vacinação. Todas as unidades com sala de vacina estarão com atendimento especial, das 8h às 17h. As doses já estão disponíveis no Núcleo de Epidemiologia, e a partir de sábado poderão ser encontrada em todas as unidades de saúde com salas de vacina.

Essa campanha tem o objetivo de dar início ao sistema vacinal contra a hepatite ou colocar em dia. Entre as causas de transmissão estão: relações sexuais sem camisinha com uma pessoa infectada; da mãe infectada para o filho durante a gestação/parto ou amamentação; ao compartilhar material para uso de drogas (seringas, agulhas, cachimbos); de higiene pessoal (lâminas de barbear e depilar, escovas de dente, alicates de unha ou outros objetos que furam ou cortam); confecção de tatuagem e colocação de piercings; e por transfusão de sangue contaminado.

Para evitar a doença, basta tomar as três doses da vacina, não compartilhar objetos de uso pessoal, como lâminas de barbear e depilar, escovas de dente, material de manicure e pedicure, equipamentos para confecção de tatuagem, colocação de piercings e usar preservativo em relações sexuais.

Quem já possui as três doses da vacina não precisa fazer a imunização, mas em casos de dúvida é importante ir até a unidade de saúde com a carteirinha para confirmação. “A Hepatite B é uma doença grave, e pode causar complicações como cirrose e câncer de fígado”, destacou a coordenadora de imunização do município, Juliana Nunes Cardoso.

A campanha é voltada a pessoas de 0 a 49 anos. De acordo com informações da coordenadoria de imunização do município, alguns casos excepcionais também têm direito a dose: gestantes, manicures e pedicures, profissionais do sexo, militares, profissionais de saúde, caminhoneiros, usuários de drogas, pessoas com relacionamento homoafetivo, coletores de lixo
e tatuadores.

As doses podem ser encontradas em unidades de Saúde com salas de vacina: Bom Pastor, São Martinho I, São Martinho II, Vila Esperança, Revoredo, São Luiz, Congonhas, São Cristovão, Fabio Silva, Sertão dos Corrêas, Mato Alto, Km 60, Caic, Morrotes e Sais; e as Policlínicas de Referência: Becker e Central.

 

Fonte: Daniela Goulart/Decom/PMT