FMS divulga próxima escala de vacinação contra a Covid-19

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) divulgou a programação da próxima etapa de vacinação na cidade contra a Covid-19.

 


Serão contemplados nesta fase os idosos com 76 e 77 anos de idade, na quarta-feira (24) das 9 horas às 14h30; na sexta-feira (26), é a vez dos idosos com idades entre 83 e 84, e que receberam a primeira dose no último dia 5, serem vacinados pela segunda vez, entre 9 e 16 horas.

 


Nos dois dias, o sistema de vacinação adotado será o mesmo praticado nas etapas anteriores, ou seja, por drive-thru, no estacionamento do Farol Shopping.

 


Além destes grupos de idosos, poderão se vacinar na sexta-feira (26) os trabalhadores da área da saúde com 40 anos de idade ou mais que estejam na ativa, e que por alguma razão, perderam a primeira oportunidade de se vacinarem, no último dia 3.

 


Aqui, uma ressalva se faz necessária: este grupo de trabalhadores da área da saúde compreende aqueles profissionais que atuam em estabelecimentos relacionados à saúde, mesmo que não atuem diretamente no atendimento aos pacientes, como, por exemplo, serviços gerais e recepcionistas. Em tempo, estabelecimentos de saúde são regulamentados, e reconhecidos, pela Portaria nº 2.022, de 7 de agosto de 2017, e definidos como espaços destinados para realização de ações e serviços da saúde humana sob responsabilidade técnica. Na prática, isto significa que estabelecimento de saúde são hospitais, clínicas, consultórios, postos de saúde, centros médicos e etc. Da mesma forma, não são considerados como tais estabelecimentos academias de ginástica, salões de beleza, dentre outros onde a saúde não é o foco principal de atuação.