Levantamento topográfico é realizado

A secretaria de Proteção e Defesa Civil realizou nesta terça-feira (28) um levantamento topográfico de vários pontos da cidade onde ocorre medição de nível do Rio Tubarão e em locais de futuras medições no sistema de drenagem. Segundo o secretário da pasta Rafael Marques, este trabalho de campo servirá para calibração do sistema de monitoramento do nível do Rio. A ação foi efetuada pelo engenheiro agrimensor da Amurel Renato Mendonça Teixeira, tendo ainda colaboradores da secretaria. “A intenção é adotar a unidade e a referência das medições, ou seja as cotas do Rio, o padrão do IBGE, que utiliza como Nível de Referência (NR) o Zero do datum Vertical de Imbituba. O nível zero (0) do IBGE é balizado pelo nível médio das observações de maré de Imbituba, que é 0,762 m superior ao antigo zero (0) do DHN.”, explica Rafael Marques.

Este trabalho foi possível pela disponibilização de dados topográficos da Tubarão Saneamento, através do levantamento de diversos pontos com a Referência de Nível (RN) distribuídos na área urbana do município, do funcionário e equipamento da AMUREL.

“O passo seguinte será a calibração dos equipamentos de medição, e o monitoramento dos dados para uma futura consistência dos resultados gerados. Agradeço a todos os envolvidos nesta ação”, ressalta o secretário de Proteção e Defesa Civil.

 

Fonte: Priscila Ladislau/Decom/PMT