Covid-19: Sintomas? Contato com caso positivo? Força Tarefa? Tire suas dúvidas!

Desde o início da pandemia da COVID-19, o município de Tubarão elabora estratégias para tentar conter a disseminação do Coronavírus. Em virtude do agravamento da situação da COVID-19 na Cidade Azul, a Fundação Municipal de Saúde reforça, o que cada cidadão deve fazer em caso de sintomas que caracterizam a doença. É importante lembrar que toda a população, que reside em Tubarão, pode ser atendida pela equipe da Fundação Municipal de Saúde. Os atendimentos acontecem por demanda espontânea, sem agendamento. Confira abaixo, o que você deve fazer em cada caso específico.

 

Sintomas

 

Se o paciente apresentar febre, tosse seca, cansaço, dores e desconfortos, dor de garganta, de cabeça, perda de paladar ou olfato, e/ou ainda diarreia, conjuntivite, dificuldade de respirar ou falta de ar, dor ou pressão no peito deve procurar atendimento médico nos serviços oferecidos pelo município. Uma das alternativas para sanar dúvidas é entrar em contato com o Centro de Operações de Emergências Municipais em Saúde (COEMS), Unidades Básicas de Saúde e/ou Centro de Triagem, que atendem exclusivamente pacientes suspeitos e/ou confirmados pela doença.

 

• COEMS: As equipes são focadas no acompanhamento e tratamento dos pacientes positivos, além de sanar dúvidas e orientar a respeito da doença. Para entrar em contato, basta ligar para os seguintes telefones: 3621-9618 e/ou 3621-9619. O horário de funcionamento é de segunda a sexta, das 7 às 20 horas. Salienta-se que durante o fim de semana os telefones não estão disponíveis.

 

• Unidades Básicas de Saúde: As equipes são responsáveis pelos atendimentos e notificações dos casos suspeitos e/ou confirmados pela doença. O município possui 32 unidades de Estratégia de Saúde da Família em todo o seu território, com horário de funcionamento das 7 às 12 horas e das 13 às 16 horas, de segunda a sexta-feira.

 

• Centro de Triagem: O espaço foi criado especialmente para atender pacientes com sinais e sintomas de doenças respiratórias, suspeitos e/ou confirmados com a Covid-19. Localizado na Policlínica Central, o centro de triagem é responsável também por atendimentos e notificações dos casos suspeitos. Tem horário de funcionamento das 7 e 22 horas, de segunda a sexta-feira e nos finais de semana e feriado das 8 às 17 horas.

 

Isolamento

 

 

Casos positivos com ou sem sintomas, devem permanecer isolados seguindo tempo de isolamento determinado pela equipe médica e/ou do COEMS, e os contatos domiciliares (pessoas que residem no mesmo domicílio) de pacientes infectados, devem permanecer em isolamento social por 14 dias. Após a confirmação do paciente fonte.

 

Força-tarefa

 

A força-tarefa que atua no trabalho de orientação e fiscalização para conter o avanço da pandemia de Covid-19 vai atuar desde das 23 horas desta sexta-feira (5) até as 6 horas da segunda-feira (8). Ela é formada por vários departamentos da prefeitura, com o apoio das Polícias Militar e Civil e Corpo de Bombeiros. Ressalta-se que entre o período das 2 até 7 horas, tanto de sábado (6), quanto de domingo (7), apenas a Polícia Militar estará sobre os cuidados e serviços fiscalizadores nos estabelecimentos e aglomerações dentro do município.