Treinamento prepara educadores para o retorno às aulas

Professores de Educação Infantil do Pré I e Pré II participaram na manhã desta quarta-feira (10), do último treinamento presencial, promovido pela Fundação Municipal de Educação, para preparar o retorno às aulas.

 

Conforme calendário escolar de Tubarão, as aulas na rede municipal iniciam no próximo dia 18, observando-se todas as regras definidas pelo Plano de Contingência (Plancon) e também de acordo com a pesquisa realizada em novembro com os pais, que manifestaram, em sua maioria, a vontade de que seus filhos estudem na modalidade híbrida, alternando uma semana de aula presencial, e na outra, aula virtual, em casa.

 

O prefeito Joares Ponticelli, que falou na abertura do treinamento, ressaltou a preocupação com os efeitos negativos da pandemia no desenvolvimento dos alunos. “Não sabemos como essas crianças voltarão. O prejuízo emocional é gigante, eles estão com muita saudade. Por isso, vocês terão que se superar, terão que ter uma dose a mais de carinho, amor e muita compreensão no acolhimento, pois eles voltando com muita carência e necessitam ainda mais do apoio e atenção deste porto seguro, que é a escola.”

 

No treinamento ministrado pelo diretor-presidente da Fundação Municipal de Educação, Maurício da Silva, foram apresentados os Planos de Restauração, Plano de Gestão de Pessoas, Plano de Contingência e Plano de Ensino. “Já é uma prática nossa promover capacitações no início do ano letivo, mas neste, especificamente, temos motivos a mais, por isso, além da questão pedagógica, o treinamento tem muitos conteúdos com foco na pandemia. Estamos realizando um esforço conjunto, pois sabemos que quanto mais nossos alunos ficarem em casa, maiores serão os prejuízos no aprendizado e no psicológico.

 

O cronograma de capacitações prossegue até 24 de fevereiro, na modalidade virtual.