Aceleradora certifica MEIs gratuitamente em Tubarão

O programa Acelera MEI, desenvolvido com a metodologia do Salto Aceleradora, chega ao fim de sua segunda edição. O programa, realizado pela Prefeitura de Tubarão e pelo Sebrae Santa Catarina, em parceria com a Impact Hub Floripa, certificou 17 microempreendedores que, mesmo em um ano de crise, tiveram resultados positivos em seus negócios.

 


Com o objetivo de ajudar os MEIs a crescerem, o Acelera MEI propõe uma metodologia inovadora e totalmente adaptada para o pequeno negócio. A jornada do microempreendedor consiste em 10 semanas de formação gratuita, nas quais os participantes vivenciam uma experiência que combina oficinas, conteúdos, mentorias e muita interação no desenvolvimento de uma rede de networking sólida, um dos pontos mais elogiados do programa.

 


Em 2020 o desafio foi transformar essa jornada para a modalidade online. Até então as turmas anteriores tinham sido presenciais, mas a necessária adaptação foi muito positiva. “No começo do ano não sabíamos como iria ser, precisamos nos reinventar e nos desafiamos a fazer isso melhorando ainda mais a experiência. Chegamos ao final batendo recordes de resultado e impacto, o que pra nós é uma grande vitória”, conta a gestora da área de programas do Impact Hub Floripa, Maíra Rodrigues, responsável pela metodologia.

 


Na cidade de Tubarão o Acelera MEI apresentou dados que reforçam o sucesso do programa: foram mais de 90 MEIs inscritos e 17 deles finalizaram a jornada com resultados expressivos. Mesmo em um ano de crise, 53% dos microempreendedores participantes tiveram aumento de faturamento e geraram 128 novos clientes durante o período do curso, além de três novas vagas de emprego.

 


“Eu tinha potenciais clientes, mas não os via como deveria. É como se o programa fosse um óculos, uma lente focal, que nos faz enxergar o que precisamos ver. E quando enxergamos, ele nos auxilia a potencializar a nossa força nos impulsionando para frente e fazendo com que nossa mente se abra ao novo”, declara Raiane Pereira, empreendedora participante do Acelera MEI na cidade de Tubarão.

 


O Secretário de Desenvolvimento Econômico de Tubarão, Giovani Bernardo, reforça a qualidade do programa. “O Acelera MEI de 2020 foi realizado pelo segundo ano com a metodologia Salto, porém neste ano em uma versão adaptada para o atual momento. Ficamos positivamente surpresos com o alto nível da metodologia, tecnologia e mentores”.

 


A Sintia Silva, MEI certificada nesta segunda edição do programa em Tubarão, confirma: “Foi um divisor de águas para mim e para meu negócio. Estou muito agradecida por ter a oportunidade de participar desse programa tão importante para o meu desenvolvimento pessoal e profissional.”

 


Para saber mais sobre o programa e novas turmas, acesso o site: www.saltoaceleradora.com

 

 

  

Sobre o programa – O programa Acelera MEI é uma iniciativa ligada ao Eixo de Desenvolvimento e Sustentabilidade do Tubarão 180º do Projeto Cidade Empreendedora. Tanto o Acelera MEI, como o Cidade Empreendedora, são projetos executados pela administração municipal, com as metodologias idealizadas pelo Sebrae/SC. O objetivo do programa é ajudar os empreendedores a crescerem e contribuírem com o fortalecimento da economia local, assim estando mais capacitados, mais preparados, mais municiados de ferramentas de gestão e que possam auxiliar no desenvolvimento de seus negócios. 

 

 

O Acelera MEI aplica a metodologia do Salto Aceleradora trazendo elementos de ponta do mundo das incubadoras e aceleradoras de negócios, com foco no uso das novas mídias e no desenvolvimento profissional e pessoal. Toda técnica é adaptada ao microempreendedor individual, buscando acelerar o seu crescimento de forma sustentável. São três etapas de aceleração – ou “saltos”, na concepção que dá nome ao programa –, com os seguintes temas: 1) Foco no autodesenvolvimento do MEI como empreendedor; 2) Foco no negócio (validação do mercado, modelagem de negócio); e 3) Foco no crescimento (desenvolvimento de planejamento estratégico e metas). Todas as etapas foram realizadas de forma online, prezando pela segurança dos participantes.