Equipe de Infraestrutura atende aproximadamente mil solicitações em 2020

Em um ano atípico, marcado pela pandemia do novo coronavírus, a secretaria de Infraestrutura se reinventou seguindo todas as normas e orientações de combate ao Covid-19 para atender as demandas dos cidadãos. Foram 931 atendimentos registrados de forma presencial ou no site da prefeitura de Tubarão via “Protoco Web”.

 

Para atender todas as solicitações, as equipes executaram obras e serviços de todos os tipos, entre os mais requisitados estava a pavimentação de vias públicas. Foram 93 ruas que receberam pavimentação com lajotas ou asfalto, totalizando mais de 25 quilômetros de estradas de chão que agora estão pavimentadas, proporcionando mais qualidade de vida aos moradores e mobilidade urbana. Entre as vias pavimentadas estão: Carlos Drummond de Andrade e Geraldino da Silva Barreiros (Recife), Antônio Hülse e Espanha (Revoredo) e a Manoel Antônio Machado, na região do morro do Sombrio, no bairro São Martinho.

 

Neste ano, também foram construídas a ponte sobre o rio Corrêa, na rua Sílvio Búrigo (Monte Castelo), a passarela de concreto Ângelo Antônio Zaboti sobre o rio Tubarão, nas imediações da Unisul e a ponte Paulinho May, que está 90% concluída. Essas obras representam um novo marco para o crescimento e desenvolvimento da Cidade Azul.

 

As obras de drenagem também foram destaque, 138 novas ligações pluviais em residências foram executadas e 16 novas redes de drenagem pluvial foram implantadas, algumas em vias públicas outras em valas a céu aberto, como a canalização da “Vala dos Ferroviários” (Oficinas) e a “Vala as Margem da rua Visconde de Barbacena”, entre os bairros Passo do Gado e Passagem. Elas representam mais de 2,5 mil metros de extensão de redes implantados, garantindo o acesso ao saneamento básico a diversas famílias tubaronenses.

 

Os serviços de patrolamento e lastreamento foram executados diariamente, apesar de depender das condições climáticas, os operadores realizaram aproximadamente 200 atendimentos, visando melhorar as condições de trafegabilidade das estradas de chão do município.

 

Para o secretário de Infraestrutura, Guilherme Daufenback, “o ano ficou marcado pela superação, por alguns meses trabalhamos com a equipe reduzida, atendendo a população apenas com 60 por cento da capacidade, mas os servidores se doaram diariamente para executar as obras e serviços, garantindo o bem-estar aos munícipes”.

 

Abaixo a relação das obras e serviços executados pela secretaria de Infraestrutura no ano de 2020:

 

– 48 ruas receberam pavimentação asfáltica.

– 45 ruas receberam pavimentação com lajotas.

– Ponte sobre o rio Corrêa, na rua Sílvio Búrigo, no bairro Monte Castelo.

– Passarela Ângelo Antônio Zaboti sobre o rio Tubarão, nas imediações da Unisul.

– Ponte Paulinho May sobre o rio Tubarão, ligando os bairros Revoredo e Vila Moema, está 90% concluída.

– 16 novas redes de drenagem pluvial.

– 138 novas ligações pluviais.

– 137 manutenções na rede de drenagem pluvial.

– 180 atendimentos de patrolamento e lastreamento de estradas de chão.

– 69 atendimentos para operações tapa-buraco.

– 47 manutenções de vias públicas pavimentadas com lajotas ou paralelepípedos.

– 248 trocas de tampas ou grelhas e limpeza de boca de lobo.