Saúde bucal da pessoa com deficiência é tema de capacitação no CEO

O Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) de Tubarão sediou nesta terça-feira (13) um curso sobre saúde bucal da pessoa com deficiência. A capacitação foi voltada para cirurgiões dentistas e auxiliares de saúde bucal.

Essa é uma iniciativa do Ministério da Saúde em parceria com a Universidade Federal de Pernambuco e a Universidade Aberta do SUS. O curso tem duração de 160h, sendo 120h a distância e 40h no ensino presencial.

“Esta ação é uma continuidade do plano Viver Sem Limite, e está sendo aplicada em todos os estados, com o foco no atendimento da pessoa com deficiência”, afirmou a coordenadora estadual do projeto Eliana Edir de Bastos. Viver sem Limite é um Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência e tem como objetivo dedicar oportunidades, direitos e cidadania para todos, de forma igual.

O Centro de Especialidades Odontológicas de Tubarão sediou a atividade prática para a Macrorregião Sul. “Oferecendo boas condições de trabalho, organização e a estrutura necessária, fomos escolhidos para receber estes profissionais e isso é muito importante para o município. Nos colocamos a disposição para apoiar ações semelhantes”, destacou o coordenador de Saúde Bucal do município Eduardo Martins Pacheco.

Para realizar os atendimentos em pessoas com necessidades especiais, a atividade precisava da participação de pessoas com alguma deficiência, por isso a Apae de Tubarão apoiou a causa e levou alguns alunos ao Centro. De acordo com a especialista em odontologia especial, Roberta Vieira Salomon, que atua na rede de saúde bucal do município e também na Apae de Tubarão, a demanda de atendimento de pessoas com alguma necessidade diferenciada é grande. “Diversas doenças precisam de atendimentos especiais, seja alguma deficiência física, mental, como também diabete ou hipertensão. Esse curso vai refletir ao profissional ainda mais segurança no ambiente de trabalho”, afirmou a profissional.

 

 

Daniela Goulart/PMT