Sistema de informação da Atenção Básica é discutido em capacitação

Mais de 240 agentes comunitárias de saúde participaram nesta terça-feira (13) da capacitação que dará início ao novo sistema de informação da Atenção Básica. O programa E-SUS foi desenvolvido para reestruturar o sistema de informação do SUS, em busca de um atendimento consolidado, visando maior conhecimento populacional.

Será de fácil acesso informações sobre cadastros de famílias, condições de moradia e saneamento, situação de saúde, produção e composição das equipes de saúde. “Depois de implantado totalmente, este sistema facilitará também o nosso trabalho”, afirmou a agente comunitária de saúde Débora Cristina Cascaes.

Quando um cidadão precisar de atendimento em municípios ou estados vizinhos, o profissional do SUS que estiver oferecendo atendimento poderá visualizar a ficha de do paciente e com isso saber que tipo de medicamento essa pessoa utiliza, utilizava ou outras informações que implicam em um diagnóstico. “O sistema será atualizado e consultado através do Cadastro Nacional de Saúde, por isso a importância do Cartão SUS”, destacou o responsável pelo E-SUS no município, Daniel Boger.

 

 

Daniela Goulart/PMT