COEMS: mais de 13,5 mil pessoas foram atendidas

O Centro de Operações de Emergências Municipais em Saúde (COEMS) atua no município com a proposta de monitorar, de orientar e de acompanhar os pacientes suspeitos de Covid-19. Com o aumento exponencial no número de casos no município, no último dia 16, o setor mudou a forma de atendimento e passou a monitorar somente os pacientes que tiveram o resultado de exames positivos para a doença. Até o momento, mais de 13,5 mil tubaronenses passaram pelo COEMS e este número cresce cada dia mais.

 

Com a média de dados da última semana, quase 500 pessoas são notificadas diariamente. Mesmo com uma equipe preparada e com um grande número de funcionários para a função, ainda está difícil monitorar os pacientes. De acordo com o último boletim da Fundação Municipal de Saúde (FMS), nesta segunda-feira (27), a equipe assiste a cerca de 700 pessoas com o novo coronavírus.

 

“Infelizmente percebemos que o número de casos só aumenta e não é só na nossa região. Só que a demanda de trabalho está gigantesca. Então, se você tentou entrar em contato com o COEMS e não deu certo, tente novamente. Neste momento de tensão, precisamos da colaboração e da paciência das pessoas. Estamos prontos para atendê-los”, relata a gerente de saúde da FMS, Chaiana E. Mendes Marcon.

 

A equipe presta um serviço importante, com muita responsabilidade, mas para barrar a transmissão do vírus da região não depende somente dela. É importante que cada um faça a sua parte, como relata Chaiana. “Desde março, as equipes estão na luta contra o novo coronavírus, trabalhando exaustivamente para melhor atender a população. Estamos na linha de frente para ajudar você. Nos ajude também. Fique em casa, se puder, use máscara se precisar sair e utilize sempre álcool em gel. Se tivermos unidos conseguimos passar logo por essa fase tão difícil”.

 

Critérios para realização dos testes e do monitoramento

 

O paciente notificado pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS), hospitais, Policlínica Central ou COEMS, começa a ser monitorado e os critérios avaliados. Se o paciente ou contato do paciente positivo forem sintomáticos e estiverem entre o terceiro e sétimo dia de sintomas, é realizado o encaminhando para o teste PCR, que é o exame realizado com a introdução de um cotonete no nariz do paciente.

 

Se o paciente ou o contato do paciente positivo forem assintomáticos, serão encaminhados para a realização dos testes rápidos após, no mínimo, 12 dias do contato. Esse teste avalia a quantidade de anticorpos da pessoa, resultando em positivo que ainda transmite o vírus, IGM; positivo para a doença, mas não transmite mais, IGG ou, negativo, que não teve contanto com o vírus.

 

Depois, com a confirmação do resultado positivo, o paciente entra no sistema e começa a receber mensagens ou ligações diariamente para atualização sobre sintomas e a saúde de maneira geral. Todo o monitoramento consiste em saber da evolução e/ou regressão dos sintomas e dura até o paciente estar tratado da doença.

 

Contato

 

Ao apresentar os primeiros sintomas da doença, é importante comunicar equipes de saúde, seja na UBS, Policlínica Central ou ao COEMS, para a notificação e avaliação para possível realização do exame.

 

“Esse contato no início dos sintomas é muito importante, pois oferecemos, para os sintomáticos, a coleta do swab (exame que coleta amostra para o diagnóstico). Só que, para esse procedimento seja realizado, o ideal é entre terceiro e quinto dia do início dos sintomas”, ressalta a coordenadora da Vigilância Sanitária e responsável pelo Coems, Fernanda Borghezan.

 

Para quem quer esclarecer dúvidas ou receber alguma orientação sobre os sinais e sintomas da doença, deve ligar para o COEMS, por meio dos telefones: (48) 3621-9618 e/ou 3621-9619. O serviço funciona de segunda a sexta, das 7 às 20 horas e de sábados e feriados, das 7 às 17 horas.