Prefeitura de Tubarão será a primeira do Sul do Brasil a implantar plataforma sobre Cidades Inteligentes

Tubarão será a primeira cidade do Sul do Brasil a adotar a plataforma Bright Cities – uma ferramenta especializada em diagnosticar os indicadores sobre cidades inteligentes de todo o mundo. Apresentada há alguns meses ao secretário de Desenvolvimento Econômico Giovani Bernardo, após avaliações e o aval do prefeito Joares Ponticelli, a ferramenta é incorporada à gestão municipal, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento da cidade, tornando-a ainda mais eficiente para a população, com base em boas práticas de outras localidades. Todo o levantamento de dados é realizado pelos gestores da empresa, em conjunto com equipes da administração municipal, e deve ser apresentado ao prefeito até o fim deste mês.

 

 

Para o prefeito Joares este trabalho vem para agregar e fortalecer o que é feito desde o início da gestão. “Com o Tubarão 180o tivemos ganhos importantes. Esta é mais uma iniciativa para melhorar nossa cidade, atuando no presente e pensando no futuro, potencializando os benefícios para a população.”

 

 

Em tempos de crise sanitária e econômica, contar com dados e informações precisas sobre a performance dos serviços públicos é fundamental para que as cidades compreendam onde – e como – podem melhorar. Não é por acaso que cada vez mais gestores têm apostado no conceito de Cidade Inteligente, já que a inteligência consiste em utilizar dados como matéria-prima para traçar análises, desenhar soluções, antecipar problemas e avaliar o desempenho de cada decisão.

 

 

A ferramenta é parte da parceria entre a prefeitura e o Sebrae por meio do programa Cidade Empreendedora. Tubarão foi escolhida para ser a primeira cidade do estado por se destacar na execução dos demais projetos e pelo planejamento com visão de longo prazo desenvolvido a partir do Tubarão 180o. “Esta é uma ferramenta que vai nos ajudar muito a alavancar, cada vez mais, no processo de construção de uma cidade mais inteligente, conceito que é a base do Tubarão 180o”, afirma o secretário Giovani. “Uma cidade inteligente é aquela que coloca as pessoas no centro da sua estratégia, que se preocupa verdadeiramente com a qualidade de vida”, reforça o secretário.

 

 

No diagnóstico serão analisados 160 indicadores em 10 áreas de atuação urbana – Governança, Educação, Saúde, Urbanismo, Meio Ambiente, Segurança, Mobilidade, Empreendedorismo e Tecnologia e Inovação. Os indicadores são alinhados com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU e com indicadores da ISO 37122 que trabalha “Indicadores para Cidades Inteligentes”.

 

 

“Por meio de um algoritmo que analisa os dados obtidos, damos uma nota para cada umas das áreas e apontamos quais devem ser melhoradas. É também a partir dessas avaliações que conseguimos traçar comparativos com cidades do país e do exterior, incluindo casos de boas práticas que podem se tornar possíveis referências para o município analisado”, afirma Raquel Cardamone, CEO da Bright Cities.

 

 

O gestor do Programa Cidade Empreendedora pelo Sebrae, Fabio Zanuzzi, ressalta que “como a gestão do prefeito Joares é uma grande parceira do Cidade Empreendedora e por ser uma cidade que trabalha para se transformar através do conceito de Cidade Inteligente, o Sebrae/SC decidiu realizar o projeto piloto em Tubarão”.