#Ativoemcasa: base do Tubarão Futsal mantém treinos de forma on-line

Tão longe e tão perto. Parece contraditório, não? Mas é essa a sensação que o treinador Ariel Rodrigues tem com os atletas da base do Tubarão Futsal durante o período de distanciamento social. Mesmo sem o contato direto com a garotada em quadra, a cobrança, o condicionamento, e, sobretudo, a motivação é pilares neste momento da Covid-19.

 

Através das redes sociais, os jogadores conseguem ter acesso aos treinos. “Faço um cronograma da semana que constam os exercícios que vamos trabalhar, como agilidade, resistência, potência”, revela Ariel. Assim, ele entrega uma planilha feita com tudo digitalizado e diariamente os movimentos são enviados através de vídeos, “para mostrar como é feita a execução e servir de apoio caso tenham dúvidas”, completa. No final do dia, cada atleta precisa enviar um vídeo de 30 segundos realizando o treino.

 

Segundo o professor, ter esse compromisso de enviar e comprovar que realmente fez as atividades orientadas é uma forma de engajar os jogadores, mantê-los ativos e responsáveis com o que preciso ser feito. “Além de melhorar o condicionamento, eles ficam com a mentalidade de que a gente está trabalhando e que não podemos parar. Manter a cabeça boa é sinônimo de motivação, né?”, reforça o treinador, que recebe o auxílio do Bolsa Técnico. É importante ressaltar que, por meio das gravações, as correções também são feitas, evitando possíveis lesões.

 

Na prática
Nesta quarta-feira (17), o Instagram “@tubaraofutsalbase_oficial” foi o meio em que o técnico Ariel deixou a explicação de como o circuito do dia precisa ser feito. Na prancheta com a quadra de futsal desenhada – para matar a saudade de como são feitas as jogadas táticas durante os jogos – ele ensinou mostrou os exercícios.

 

“Façam dez polichinelos, deem um tiro explosivo em zigue-zague e corram mais cinco metros”, orienta sobre o primeiro exercício. Já no segundo, cada jogador precisa fazer cinco saltos laterais e acelerar até um determinado ponto. Por fim, na terceira atividade, os atletas devem marcar dois pontos e correr até o tempo estabelecido.