Boletim Informativo FMS Covid 19 – 12 de maio
A Fundação Municipal de Saúde (FMS) divulgou o boletim informativo sobre a pandemia de Covid-19 em Tubarão e na região desta terça-feira (12), onde o diretor-presidente da entidade Daisson Trevisol explica situação que envolve o plano de contingência, e a entrega realizada ainda no último mês, em coletiva realizada na Câmara de Vereadores. “Fomos um dos primeiros municípios do estado, com apoio do promotor, a entregar este Plano de Ação e Contingência”, destaca Daisson. Inclusive, por se tratar de um documento em constante atualização, uma nova versão será entregue no fim deste mês.
Sobre os números desta terça-feira (12), existem 2.070 casos notificados à Vigilância Epidemiológica, com 23 pacientes classificados como casos suspeitos que aguardam os resultados dos exames. Em termos de casos confirmados, Tubarão possui até o momento 103 registros, somando-se aí os realizados pelo Laboratório Central de Santa Catarina (Lacen) e os testes rápidos em redes privada e pública. O Lacen, ainda, testou negativo para 332 exames, enquanto outros 552 foram negativados por testes rápidos.
Por sua vez, existem 149 pacientes em sistema de monitoramento pelo Centro de Operações de Emergências Municipais em Saúde, o COEMS, órgão municipal para o qual você pode ligar caso tenha dúvidas sobre o novo coronavírus ou apresente sintomas. O serviço funciona durante a semana, das 7 às 22 horas, através dos telefones (48) 3621-9618 e (48) 3621-9619 e, das 7 às 17 horas nos sábados e feriados. Têm-se, ainda, o registro de 67 pacientes curados e três óbitos.
Nos hospitais, por sua vez, existem seis pacientes internados – quatro em enfermaria, sendo dois positivos, ambos de Tubarão, e dois encontram-se no aguardo dos resultados dos exames, um de Tubarão e o outro de Laguna – e nas UTIs existem dois pacientes, ambos confirmados, sendo um de Jaguaruna e o outro de Imbituba.
Para receber o boletim informativo de segunda a sexta-feira acesse aqui e entre para o grupo de WhatsApp criado para este serviço. Os boletins serão também publicados aos finais de semana e feriados, de forma extraordinária, se assim se fizer necessário.