Campanha contra a gripe: segunda etapa finaliza e mais de 23 mil tubaronenses foram imunizados

A segunda etapa da Campanha de Vacinação contra a gripe encerrou nesta sexta-feira (8), em Tubarão, e contemplou cerca de sete mil pessoas. Com isso, o município conta, agora, com mais de 23,4 mil tubaronenses vacinados, que correspondem a 55% da cobertura vacinal proposta pelo Ministério da Saúde. A terceira etapa, que iniciou nesta segunda-feira (11), prevê imunizar mais quatro grupos.

 

Entre os grupos prioritários que participaram da segunda etapa da mobilização, estavam pacientes crônicos e condições clínicas especiais, caminhoneiros, motoristas de transportes coletivos, funcionários de segurança, salvamento e sistema prisional e população privada de liberdade.

 

Apesar de ter encerrado, as pessoas que ainda não conseguiram se vacinar podem garantir a imunização, como relata a gerente de saúde, Chaiana E. Mendes Marcon. “É o momento que já estamos com as vacinas aplicadas para o próximo grupo, porém os que pertencem aos outros grupos que não conseguiram se imunizar, podem se deslocar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima”, salienta.

 

Números da segunda etapa:

 

• Pacientes crônicos e condições clínicas especiais: 5.402 vacinados;

• População privada de liberdade: 594 vacinados;

• Funcionários do sistema prisional: 161 vacinados;

• Forças de segurança e salvamento: 514 vacinados;

• Caminhoneiros: 196 vacinados;

• Trabalhadores de transporte coletivo: 110 vacinados.

 

Terceira etapa: primeiro período

 

A terceira etapa da Campanha de Vacinação contra a gripe iniciou nesta segunda-feira (11) em Tubarão. A mobilização foi subdividida pelo Ministério da Saúde em dois períodos e este primeiro, que ocorre até o dia 15 de maio, é destinado para as crianças entre seis meses a menores de seis anos; gestantes; puérperas e pessoas com deficiência. As Unidades Básicas de Saúde (UBS) realizam as doses no período matutino e vespertino.

 

Para garantir a imunização é obrigatório usar a máscara de tecido individual e ter em mãos um documento com foto e a caderneta de vacinação. Para puérperas, é necessário, ainda, levar um documento que comprove que está dentro dos 45 dias após o parto. As crianças, que estão inclusas no grupo prioritário, só serão vacinadas nas UBS que possuem sala de vacina.

 

Segundo período

 

Como esta etapa foi subdivida pelo Ministério da Saúde, o segundo período deve iniciar a partir do dia 18 de maio até dia 6 de junho. Essa mobilização será destinada para os professores de rede pública e privada e para os adultos de 55 a 59 anos, que foram inclusos na mobilização neste ano.