Planejamento virtual vai potencializar atividades escolares durante a pandemia

A Fundação Municipal de Educação (FME) vai iniciar a partir da próxima segunda-feira (4), o planejamento virtual com professores do Ensino Infantil e Fundamental.

 

Cerca de 700 professores deverão participar da atividade online, que ocorrerá em grupos divididos por disciplina e será coordenado pelas assessoras pedagógicas da FME.

 

A diretora-presidente da FME, Adriana Mariano Rosa enfatiza que o planejamento, anteriormente realizado em reuniões presenciais, é uma ferramenta importante para o processo ensino-aprendizagem. “Contudo, neste momento de pandemia, vamos utilizar a tecnologia para manter essa prática muito necessária, que uniformiza os conteúdos educacionais, sendo um importante suporte para os professores, que estão se reinventando”, atesta.

 

O planejamento virtual ocorrerá às segundas-feiras e terá a duração de duas horas por grupo. “Planejar a distância e, coletivamente, as atividades escolares vai permitir que os alunos que estão recebendo os conteúdos, por meio de apostilas ou pela na internet durante o período de isolamento social, tenham mais facilidade no momento do retorno das aulas presenciais”, acrescenta Adriana.

 

Dirigentes e educadores da Fundação Municipal de Educação estão despendendo grandes esforços para cumprir as orientações do Conselho Municipal de Educação que determinou que “As Atividades Escolares devem alcançar, rigorosamente, todos os alunos e devem versar sobre conteúdos estruturantes, principalmente os já trabalhados”.

 

A diretora-presidente salienta que trabalhar conteúdos novos, nestas etapas do ensino, por meio não presencial, não é tarefa fácil. “Por isso, o mais indicado, neste momento especial, é reforçar as bases da aprendizagem dos alunos e de nossas crianças. Na Educação Infantil, estamos mantendo as atividades lúdicas, conforme determina a Base Nacional Comum Curricular e do primeiro ao nono ano, reforçamos a leitura, escrita e interpretação de texto e as operações básicas da matemática, conforme os anos e as séries”, explica Adriana.