Boletim Informativo FMS sobre a Covid-19 – 20 de abril
A Fundação Municipal de Saúde (FMS) divulgou o boletim informativo sobre a pandemia de Covid-19 em Tubarão e na região desta segunda-feira (20), onde o diretor-presidente do órgão, Daisson Trevisol, aborda os números da doença do dia, em relação aos dados anteriores, onde nota-se pouca oscilação. Outro tema desenvolvido na explanação diz respeito ao resultado negativo para o novo coronavírus no paciente de 77 anos que veio a óbito no último sábado (18), e que portanto não será contabilizado – o que, ressalta-se, em momento algum foi, em nenhum informe, boletim ou comunicado oficial por parte da FMS, uma vez que o assunto sempre foi tratado como pendente de confirmação do resultado dos exames por parte do Laboratório Central de Santa Catarina, o Lacen.
Sobre os números do dia, existem 1.122 casos notificados à Vigilância Epidemiológica, com 15 suspeitos – que aguardam os resultados de exames – mantendo-se os 65 casos confirmados na cidade, dos quais 32 pelo Lacen e os outros 33 por testes rápidos realizados tanto na rede privada quanto na pública. O Lacen ainda testou negativou outros 124 pacientes, com outros 160 negativados por testes rápidos.
Encontram-se em regime de monitoramento pelo Centro de Operações de Emergências Municipais em Saúde, o COEMS, 237 pacientes. O COEMS, a propósito, está disponível todos os dias, das 7 às 22 horas, nos telefones (48) 3621-9618 e (48) 3621-9619, para que você tire dúvidas sobre a Covid-19, ou em caso de surgimento de sintomas. Têm-se ainda 47 casos curados e dois óbitos oficialmente registrados no município.
Nos hospitais existem 12 pacientes internados. Destes, um é caso confirmado, e que encontra-se em enfermaria, com outros quatro, também nesta ala, suspeitos e que aguardam os – dois de Tubarão, um de Jaguaruna e um de Balneário Arroio do Silva. Na UTI são quatro as internações com pacientes positivados – um de Tubarão, um de Pescaria Brava, um de Gravatal e um de Imbituba – e mais dois suspeitos, um de Tubarão e o outro de Braço do Norte. Na ala pediátrica da UTI, existe um paciente da cidade de Cocal do Sul que também aguarda o resultado do exame.
Para receber diariamente o boletim sobre a pandemia, acesse aqui e faça parte do grupo de WhatsApp criado com este fim.