Boletim Informativo da FMS sobre a Covid-19 – 17 de abril – Coletiva e testes rápidos

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) divulgou o boletim informativo desta sexta-feira (17) sobre a pandemia da Covid-19 em Tubarão e na região. Nesta edição, o diretor-presidente da FMS Daisson Trevisol destaca a coletiva de imprensa realizada neste dia, além de explicar o funcionamento dos testes rápidos e a diferença em relação ao exame tradicional, realizado em laboratórios.

 

Em termos de números, Tubarão tem 1.073 casos notificados junto à Vigilância Epidemiológica, com 162 exames coletados e enviados para o Laboratório Central de Santa Catarina, o Lacen, órgão responsável pela contabilização oficial dos casos no estado. Foram realizados 190 testes rápidos. O município tem, até o momento, 65 casos confirmados, dos quais 32 contabilizados pelo Lacen, e os outros 33 positivados por intermédio de testes rápidos, tanto da rede particular quanto da rede pública. Os casos suspeitos, aqueles em que os pacientes aguardam pelo resultado dos exames somam um total 15, enquanto existem 255 casos em monitoramento pelo Centro de Operações de Emergências Municipais em Saúde, o COEMS, órgão para o qual você pode ligar em caso de dúvidas sobre o novo coronavírus, ou se aparecerem sintomas, nos telefones (48) 3621-9618 e (48) 3621-9619, todos os dias, das 7 às 22 horas.

 

Os casos descartados, por sua vez, contabilizam 115 negativados pelo Lacen e outros 160 pelos testes rápidos realizados pela FMS nos últimos dois dias. Pacientes curados são 47, com dois óbitos registrados.

 

Nos hospitais, são 13 os pacientes internados, sendo cinco em enfermaria – três casos confirmados (dois de Tubarão e um de Capivari de Baixo) – e dois à espera de exames, sendo um de Tubarão e um de Balneário Arroio do Silva. Nas UTIs são seis os pacientes na ala adulta, e duas crianças na ala pediátrica. Dos adultos, quatro são casos confirmados – um de Braço do Norte, um de Tubarão, um de Pescaria Brava e um de Gravatal – e os outros dois aguardam os exames, sendo um deles de Braço do Norte e o segundo de Tubarão. As duas crianças em UTI aguardam também os exames, sendo elas de Criciúma e de Cocal do Sul.

 

Para receber o boletim informativo da FMS diariamente, acesse aqui e participe do grupo criado especialmente para este fim.