Estudantes de medicina prestam serviços voluntários e auxiliam UBS no combate ao novo coronavírus

Em meio a pandemia da Covid-19, os profissionais da saúde trabalham sem descanso e, muitas vezes, tornam-se insuficientes para o aumento da demanda nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e é neste momento que a solidariedade sobressai. Para se juntar a este momento árduo, alguns estudantes do curso de medicina se colocaram à disposição para atuar em conjunto na linha de frente das UBS e da Policlínica Central.

 

A disponibilidade e a vontade de ajudar o próximo foi o que fez Wellinton Paseto Machado e outros jovens se juntarem nesse período desafiador da profissão. “Tanto para nós, futuros médicos, como para os outros profissionais da saúde, é uma experiência diferenciada e extremamente desafiadora. Muitos de nós temos pessoas do grupo de risco em casa, e mesmo assim estamos encarando essa batalha”, destaca.

 

O estudante do 12º semestre de medicina, tem se desafiado no dia a dia ao combate desse problema que, segundo ele, não pode ser enfrentado sozinho. “A medicina me ensinou muitas coisas. Dentre todos os ensinamentos, com certeza o mais importante foi o de ajudar as pessoas. Para vencermos isso tudo, precisamos de união e empatia”.

 

Os voluntários são estudantes da Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul, do 9º ao 12º semestre. São em torno de quatro a cinco alunos em cada serviço de saúde, que auxiliam em os todos tipos de atendimentos, desde os casos suspeitos do coronavírus às demandas de urgência de cada unidade. Os horários foram estabelecidos por regime de escala, que acontecem de manhã, de tarde e à noite, inclusive nos finais de semana.

 

Essa experiência significativa para a vida profissional dos estudantes, comenta a gerente de saúde da Fundação Municipal de Saúde, Chaiana E. Mendes Marcon. “É um aprendizado muito importante para a carreira de cada um. Eles vão sair com uma bagagem rica em conhecimentos e vivência. Sem contar, que prestam um papel muito importante para a saúde do município, agilizando os atendimentos e combatendo, ao nosso lado, a pandemia”.