13º Boletim Informativo – Covid-19 – FMS atualiza dados sobre a doença em Tubarão

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) divulgou o 13º boletim informativo que atualiza os dados e informações sobre a Covid-19, enfermidade causada pelo novo tipo de coronavírus em Tubarão e na região.

 

Estes novos números apontam que existem, nesta quarta-feira (25), na cidade 283 notificações – pacientes que apresentam sintomas muito parecidos com os da Covid-19 e que necessitam de confirmação laboratorial, o que não ocorre uma vez que se estabeleceu pelo Governo do Estado que só seriam efetuados exames em pacientes internados – ainda assim, estes casos provavelmente são positivos para o novo coronavírus, situação que dificulta definir o real número nos municípios.

 

Em termos de casos suspeitos, existem 18 no aguardo do resultado de exames. Até esta quarta-feira (25), 57 pacientes realizaram exames, com 30 atestando negativo. Sobre os casos confirmados, Tubarão possui nove confirmados pelo Laboratório Central de Santa Catarina (Lacen) e três que atestaram positivo em exames realizados por laboratórios particulares mas que aguardam a contraprova do Lacen, que é o órgão oficial em termos de contabilização dos casos no estado.

 

Por sua vez, em nossos hospitais, existem 10 pacientes internados em enfermaria, e um em UTI (este testado como positivo para Covid-19, o que explica o porquê ainda não foi contabilizado pelo Estado, que em seu relatório desta quarta-feira (25) apontou oito casos em Tubarão).

 

Ainda, o Centro de Operações de Emergências Municipais em Saúde (COEMS) registra um monitoramento de 206 pacientes, com 52 descartados por desaparecimento dos sintomas (ou seja, não eram casos de Covid-19), com 71 ligações atendidas. “Devemos continuar vigilantes, tomar muito cuidado com nossa exposição, pois há um crescimento exponencial das notificações e isto nos preocupa, e por isso espero que os tubaronenses entendam nosso recado e fiquem em suas residências, evitando ao máximo sair de casa”, alertou o diretor-presidente da FMS Daisson Trevisol.

 

Para sanar quaisquer dúvidas sobre a Covid-19, ligue para o COEMS, nos telefones (48) 3621-9618 e (48) 3621-9619, disponível todos os dias, inclusive fins de semana, das 7 às 22 horas.

 

Para receber os boletins da FMS diariamente, salve em seu celular o número (48) 98419-7310, e envie uma mensagem pelo WhatsApp com o seu nome. Este número não recebe ligações e nenhum outro tipo de mensagem, usado apenas para o cadastro eletrônico.