Prefeitura e entidades de Tubarão estabelecem protocolo para atendimento à população em situação de rua

Representantes das entidades Albergue Leon Denis, STAN, João 3:16 e Fraternidade O Caminho, da Polícia Militar, Guarda Municipal e técnicos da Fundação Municipal de Desenvolvimento Social (FMDS) participaram na tarde desta segunda-feira (23), na sede da fundação de reunião para estabelecer protocolo de atendimento emergencial à população em situação de rua.

 


Durante o encontro coordenado pela gerente da FMDS Kelly Delpizzo, ficou estabelecido o seguinte fluxo de atendimento:

 


– Acolhimento Institucional 24 horas no Albergue Leon Denis , bairro São João, para os indivíduos do sexo masculino que desejarem sair das ruas durante o período da quarentena.

 


– Acolhimento 24 horas na STAN – Casa de Passagem, para mulheres e famílias.

 


– Alimentação (almoço) e higiene pessoal (banho) para pessoas de ambos os sexos que recusarem o acolhimento serão ofertados pela entidade João 3:16.

 


Os encaminhamentos para as entidades parceiras serão feitos pela equipe de Abordagem Social da FMDS e pelos órgãos de segurança. Também será oferecido deslocamento para as pessoas que quiserem retornar para seus municípios de origem, mediante avaliação da equipe técnica da fundação.

 


Ficou acordado que a Guarda Municipal e a Polícia Militar atuarão no trabalho de orientação dessas pessoas para evitar aglomerações nos espaços públicos. “Em tempos de Covid-19 atender às pessoas em situação de rua é um desafio. Apesar da oferta de espaços de acolhimento, alimentação e higiene pessoal, muitos ainda irão preferir continuar nas ruas, principalmente pela questão da dependência química. Neste momento, nossa responsabilidade é oferecer condições mais seguras, por isso, em parceria com as entidades, buscarmos as soluções possíveis”. A prefeitura irá apoiar as entidades com o fornecimento de marmitas, gêneros alimentícios, produtos de higiene e com servidores para auxiliar na limpeza dos espaços.