Novas medidas preventivas contra o coronavírus começam a valer nesta quarta-feira (18)

Com a finalidade de promover mais acessibilidade à população e qualificar o atendimento a respeito do novo coronavírus, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) organiza um Centro de Referência para atender pacientes com síndromes respiratórias. Além disso, o órgão irá disponibilizar um telefone especial para esclarecer dúvidas e orientar sobre a doença. Ambas as medidas começarão a ser colocadas em prática a partir desta quarta-feira (18).

 

Para os que possuem dúvidas sobre o que fazer caso houver sintomas, como prosseguir ou se pode estar ou não com suspeita da doença, a primeira recomendação dos profissionais da saúde é: fique em casa e mantenha distância de pessoas que estejam em grupos de riscos, como é o caso de pessoas com doenças respiratórias ou idosas.

 

O segundo passo é, a partir desta quarta (18), ligar imediatamente para o telefone de atendimento da Fundação de Saúde: (48) 3621-9618 ou (48) 3621-9619. Esses números estarão disponíveis de segunda a sexta-feira, das 7 às 22 horas e nos fins de semana das 8 às 18 horas, com profissionais de saúde capacitados para dar as devidas orientações aos pacientes.

 

Caso seja necessário procurar atendimento médico, a Policlínica Central contará com um espaço para atender somente quem estiver com sintoma de alguma síndrome respiratória. O horário de funcionamento será o mesmo que o do telefone de orientações, de segunda a sexta-feira, das 7 às 22 horas e nos fins de semana das 7 às 17 horas.

 

O procedimento, desta forma, deverá ser seguido da seguinte maneira: primeiro, é importante ligar e pedir orientação. Segundo, se caso não conseguir ou o telefone estiver ocupado, você pode comparecer ao espaço, desde que apresente os seguintes sintomas – febre maior que 37,8 graus; tosse; dor de cabeça; dor no corpo; dor de garganta e/ou falta de ar.

 

Essa orientação se dá, uma vez que as outras situações de urgência e procedimentos, que são realizados no local, continuarão acontecendo normalmente na policlínica, mas em outro espaço. Caso alguém compareça ao ambiente sem queixas respiratórias, estará em contato com pacientes realmente doentes e que podem transmitir alguma enfermidade. Por isso, é importante receber orientação e ter cautela neste momento.