Coronavírus: parar ou não com as atividades físicas?
Durante a pandemia de coronavírus, é importante evitar locais fechados, reuniões e aglomerações. Perante essas e outras recomendações, dar uma pausa na atividade física não precisa ser uma opção. O importante, na realidade, é adaptá-la a ambientes ao ar livre, horários alternativos e com menos volume de pessoas. Afinal, praticar exercícios ajudam a fortalecer o sistema imunológico, o que faz com que o organismo produza respostas mais rápidas e eficazes aos invasores virais, como o Covid-19.
Na manhã desta segunda-feira (16), às 7h30, a tubaronense Rosane Moraes já estava se alongando, preparando o corpo para o hit do dia, na Academia ao Ar Livre, localizada ao lado da Arena Multiuso. Moradora do bairro Passagem, ela revela que não vai alterar a rotina em virtude da nova doença. “Não adianta a gente criar pânico e ter medo de tudo. Assim a gente não vai fazer mais nada. Aqui é um lugar arejado, aberto, por isso vou continuar me exercitando”, destaca. Com 51 anos, Rosane está dentro dos grupos de risco e letalidade do coronavírus.
Outro tubaronense que não vai parar com os treinos é Vinicíus Dower, saltador e barreirista na equipe de atletismo da Cidade Azul. Segundo o atleta, agora, o importante é ter consciência e intensificar a prevenção. “Acho que não tem necessidade de parar o treinamento. Devemos é tomar mais cuidados”, explica. E o treinador da modalidade Marcos Paulo Huber compactua com essa ideia e, desde a última semana, tem informado aos esportistas sobre o uso do álcool em gel na pista, de evitar abraços, aperto de mão, além de aumentar a higienização dos materiais de uso comum.
No voleibol feminino, a professora Greysian Felisberto vai iniciar as atividades com os grupos de forma diferente ao longo da semana. “Vamos ter uns 5 minutos de conversa antes dos treinos para conscientizar as meninas sobre os cuidados que precisamos ter agora”, ressalta. O voleibol masculino preferiu cancelar os treinamentos, já o basquetebol, como outros esportes de rendimento do município, aguardam informações por parte da federação para ter alguma ação efetiva.
Cuidados básicos para a prática esportiva durante a pandemia:
Prefira exercícios ao ar livre
Se o treino for feito em academia, use álcool gel 70% e lenços de papel para higienizar os aparelhos, antes e depois de usá-los;
Lave bem as mãos com água e sabão sempre que possível;
Evite tocar o rosto, especialmente mucosas, boca, nariz e olhos – mesmo após o uso do álcool gel ou após lavar suas mãos;
Não compartilhe objetos de uso pessoal como garrafas de água e toalhas de rosto, além de talheres.
Mantenha-se hidratado, com uma dieta equilibrada e atividade física regular para fortalecer o sistema de defesas do organismo
Ao tossir ou espirrar, cubra sempre com o braço ou com lenço de papel (descarte imediatamente após o uso). É importante não utilizar às mãos, pois terão contato com aparelhos e outras superfícies.
Evite revezamento de aparelhos na academia