Unidade de saúde será inaugurada na próxima quarta-feira (23)

A comunidade de Oficinas contará com um novo espaço de saúde a partir da próxima quarta-feira (23). A solenidade de inauguração será feita na unidade localizada na Rua Manoel Emerick, no loteamento Soratto, por volta das 19h. Foram investidos R$ 377.727,71, deste montante R$ 200 mil são de emenda parlamentar do deputado Jorge Boeira e o restante contrapartida da Prefeitura Municipal de Tubarão. 

A UBS Oficinas II estava instalada no ADRA, no bairro Oficinas. A unidade de saúde é conhecida também por unidade Dr. Olegário Mainieri. A homenagem é fundamentada através da Lei Municipal N° 3934, de dezembro de 2013. 

O doutor Olegário Mainieri iniciou suas atividades no Rio de Janeiro, onde ingressou na Escola de Ciências Médicas do Exército Brasileiro como 2° Tenente. Em seguida, Olegário foi promovido para 1° Tenente. Em 1961 ele foi transferido para a 3° CIA do 63° Batalhão de Infantaria, em Tubarão. Desde que chegou no município, o médico trabalhou como pediatra no sistema público e privado.  

Sobre a obra:

Em setembro de 2013 a ordem de serviço para a construção da UBS Oficinas II foi entregue para a empresa vencedora da licitação, Construtora Pai e Filhos. Depois disso, diante de algumas alterações necessárias no projeto, o contrato com a empresa foi reincidido. A PMT instaurou processo administrativo, o que possibilitou chamar a segunda empresa, conforme colocação do processo licitatório. A construtora Nelgui assumiu a obra. Em setembro de 2014 as obras de construção da UBS foram retomadas, desta vez, os serviços partiram da fase de alvenaria e supraestrutura, que é a colocação de pilares e vigas superiores.

A nova unidade de saúde mede aproximadamente 300m², contando com cinco consultórios (odontológico, médico, enfermagem, coleta de material e curativo), sala de observação com sanitário, sala de imunização, farmácia para usuários dessa ESF, sala para ações em saúde, administrativo, ampla sala de espera, sala de esterilização e limpeza, banheiros para funcionários e banheiros para pacientes.

Outras comunidades também foram beneficiadas com reforma, ampliação e construção. As comunidades São Martinho II, Fábio Silva, Sertão dos Corrêas e São João tiveram o espaço de saúde ampliado. Nas localidades São Martinho I, Oficinas I, Km 63, Monte Castelo e São Clemente, agora possuem um espaço de saúde próprio, adaptado conforme as orientações do Ministério da Saúde. Em outros bairros as UBSs passaram por obras de reforma: CAIC, Humaitá, Recife, São Luiz e KM60.

 

Fonte: Decom/PMT