Implementação do acesso avançado nas UBS é tema do trabalho classificado para 36º Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde

Entre os dias 11 e 13 de março, em São Bento do Sul, ocorreu o VI Congresso de Secretarias Municipais de Saúde de Santa Catarina – COSEMS. O encontro teve como objetivo a apresentação dos projetos classificados como experiências exitosas no âmbito municipal, para a 3ª Mostra Catarinense “Brasil, aqui tem SUS”. Dentre os trabalhos apresentados estavam dois tubaronenses, e destes, um deles foi premiado e classificado para a etapa nacional.

 

Com a temática da Atenção Básica, o trabalho “Acesso avançado em Unidades de Saúde do município de Tubarão”, o trabalho visa mostrar o processo de implantação do acesso, em nove Unidades Básicas de Saúde (UBS), onde o paciente tem a demanda resolvida em até 72 horas. O projeto, de parceria da Chaiana E. Mendes Marcon, Vanessa Venâncio e Shaiane Salvador, concorreu com mais 18 e ficou dentro da lista dos classificados.

 

A apresentação ocorreu na última quarta-feira (11) e agora com o resultado, deixou a representante aliviada. “A responsabilidade de representar o município é uma pressão gigante, em pensar que nossos gestores confiaram em nós para representar todo o trabalho, além de concorrer com outros bons trabalhos na categoria que mais tinha trabalhos inscritos. É uma sensação muito gratificante, apesar do desafio, saber que tudo deu certo, que conseguimos fazer a diferença no nosso município e isso ser reconhecido”, cita Vanessa.

 

Agora o próximo passo é representar o município e o estado, no XXXVI Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde – CONASEMS. O encontro acontece entre os dias 8 e 10 de julho, em Campo Grande, no estado de Mato Grosso do Sul e será apresentado no 17ª “Mostra Brasil aqui tem SUS”.