Alto Pedrinhas se reinventa e celebra a diversidade agrícola

A comunidade agrícola de Alto Pedrinhas passou por uma transformação radical nos últimos 15 anos, deixando para trás a monocultura do fumo para apostar todas as fichas em uma diversidade que vai desde o tradicional milho até a exótica pitaia. O que até pouco tempo ainda era uma afirmação, hoje já alcançou a condição de expansão e se destaca na economia de Tubarão.

 

A mudança no perfil agrícola da comunidade distante cerca de 25 quilômetros do Centro se deu por causa de duas situações pontuais envolvendo o fumo. Uma foi a baixa rentabilidade da atividade, que somada aos custos de produção desestimulava o cultivo. O risco de doenças entre os fumicultores também motivou a busca de outras alternativas para aproveitar as terras férteis da região.

 

O sucesso pela atual diversidade agrícola passou pela criatividade e organização dos agricultores, que decidiram investir no cultivo de outras plantas e se organizaram para isso. A criação da Associação Meliponicultura e Agricultura Familiar Alto Pedrinhas (AMA Família), em 2007, foi a base dessa ascensão que hoje vende para diversas regiões do Estado produtos como hortaliças, uva, vinho, milho, farinha de milho, pitaia, maracujá, morango, mel e também filé de tilápia.

 

“Um pouco antes do surgimento da associação eles já iniciaram a diversificação. Hoje, alguns agricultores ainda plantam fumo, mas como atividade secundária”, destaca o gerente de Agricultura da secretaria de Desenvolvimento Econômico, Daniel Bitencourt.

 

A prefeitura presta assistência aos agricultores de Alto Pedrinhas, e também de outras regiões, através da inspeção municipal, abertura de mercados, serviço de maquinário agrícola nas lavouras e orientações para o fornecimento da merenda escolar.

 

“Os agricultores dessa região souberam se reinventar e enfrentar novos desafios. A prosperidade de algumas atividades é impressionante e nos enche de orgulho, pois significa o fortalecimento da agricultura do município”, ressalta o prefeito Joares Ponticelli.