Eucaliptos com risco de queda são cortados no bairro São João Margem Esquerda

Sete eucaliptos de grande porte, localizados às margens da rua João Alfredo Rosa no bairro São João Margem Esquerda, foram cortados, na terça-feira (11), por apresentarem risco de queda. O trabalho técnico que recomendou a remoção das árvores foi elaborado pela Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil e o corte realizado por uma empresa privada contratada pelo Seminário Diocesano Nossa Senhora da Fátima, proprietário do terreno onde se encontravam as espécies.

 

A situação de risco chegou à Defesa Civil por meio de um comunicado anônimo. No fim de julho do ano passado uma equipe foi ao local analisar as árvores e constatou que os exemplares, entre 15 e 20 metros de altura, estavam em fase adulta, aparentemente debilitadas, e com a presença de patologias e evidente nível de inclinação sobre a via de trânsito. O laudo técnico, com oito páginas, apresentou um alerta sobre os riscos de queda como a registrada no vendaval de 16 de outubro de 2016, quando um eucalipto na mesma região atingiu um veículo, causando a morte de uma criança.

 

Como estavam eu uma área privada, coube ao seminário providenciar uma empresa especializada para o corte dos sete eucaliptos. Com apoio da Polícia Militar para bloquear o trânsito de veículos durante os trabalhos, a empresa contratada fez a remoção e destinação final dos galhos e das toras.