Coronavírus: casos no estado são descartados
O Ministério da Saúde, por meio de uma coletiva de imprensa na tarde desta quinta-feira (30), descartou os dois casos suspeitos de coronavírus no estado. A Secretaria de Saúde Santa Catarina, por meio da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE/SC), já tinha informado, no final da quarta-feira (29), que os resultados dos exames deram positivo para Influenza B (gripe) em ambos pacientes. Sendo assim, em Santa Catarina não há notificações do vírus.
De acordo com a secretaria, os pacientes viajaram no dia 26 de dezembro e retornaram no dia 12 de janeiro. O casal, que mora na cidade de São José, viajou de São Paulo com destino a Bangkok, fez conexão em Madri e escala em Pequim, capital chinesa, onde passou 12 horas.
A mulher, de 29 anos, começou a apresentar sintomas no último sábado (25) e homem, 28 anos, nesta terça-feira (28). Ambos procuraram atendimento médico na terça-feira (28), em Florianópolis, com falta de ar, dores musculares, febre, tosse e coriza.
Após o atendimento, os pacientes tiveram alta e receberam instruções para permanecerem em isolamento em suas residências, sem receber visitas ou sair de casa para lugares públicos. O teste foi realizado pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen/SC), que confirmou nesta quarta-feira (29), que eles foram infectados pelo vírus influenza B, da gripe.
É importante sempre verificar fontes oficiais ao saber de alguma notícia. De acordo com o Ministério, todo dia, às 16 horas, será divulgado um novo boletim, nas redes sociais, sobre a situação. Confira sempre as redes sociais do Ministério da Saúde: Facebook, Instagram e Twitter.
Cenário epidemiológico no país
Por mais que os dois casos de Santa Catarina tenham sido descartado, o Brasil continua tendo nove casos suspeitos de coronavírus. Isso, porque nesta quinta-feira (30) dois casos surgiram no estado do Rio Grande do Sul. No total, o país teve, até agora, 43 casos notificados, sendo 28 excluídos e seis descartados. Todos os casos estão sendo avaliados e acompanhados pela Oswaldo Cruz, Fiocruz.
Sendo assim, no momento seis estados possuem casos suspeitos:
São Paulo – 3
Rio Grande do Sul – 2
Ceará, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Paraná – 1