Ministério do Turismo lança edital para compor carta histórica

A Fundação Municipal de Cultura de Tubarão, recebeu através do Ministério do Turismo, informações sobre o edital para recebimento de artigos que irão compor a publicação “70 anos da Carta do Folclore Brasileiro”. Os dados foram passados por meio do Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular, e a ação visa refletir a relevância e atualidade da carta, originalmente publicada em 1951.

 

As inscrições estão abertas até o dia 09 de dezembro, e serão selecionados oito artigos para compor a publicação da carta. O livro “70 anos da Carta do Folclore Brasileiro”, celebra o aniversário do documento, que norteou as políticas públicas e culturais, desenvolvidas nos anos seguintes. Ainda na atualidade, o documento serve como pesquisas para estudos nesta área.

 

Segundo as informações repassadas, os artigos devem ter relação com temas presentes na carta original, ou desdobramentos sobre eles, como: Carta do Folclore Brasileiro e o folclore como campo de ação; e a antropologia; e o patrimônio imaterial; e os estudos etnomusicológicos; e o artesanato de cunho tradicional; e os estudos sobre rituais e performances; e os estudos sobre oralidade e as culturas populares; e os estudos sobre romarias e religiões; e os museus; e os estudos afro-brasileiros; e o turismo; cultura, diversidade e cidadania; e as Políticas de Cultura e também a Carta do Folclore Brasileiro, documentação, pesquisa e acervos sobre culturas populares.

 

Podem participar pesquisadores, que possuam doutorado como formação mínima e pesquisadores que desenvolvam estudos sobre o tema. Cada autor(a) poderá submeter um artigo para publicação, podendo ter autoria compartilhada. Serão aceitos artigos com até três autore(a)s.

 

Dúvidas: cartadofolclorebrasileiro@iphan.gov.br ou (21) 3826-4370.

 

Para acessar o edital clique aqui.

 

Para mais informações acesse clicando aqui.