Nos tatames: karatecas se preparam para as disputas de 2020

Férias? Só duraram sete dias para a equipe tubaronense de karatê. A modalidade voltou aos trabalhos já no início de janeiro – e não foi sacrifício para ninguém, pois o calendário de competições começou cedo, ainda na primeira quinzena de 2020. “Estamos nos dedicando ao máximo”, afirma o sensei Fabrício de Souza.

 

A karateca Laura Loseckam foi quem encarou a primeira disputa, a etapa inicial da Liga Mundial realizada no Chile. “Fiz duas grandes lutas”, relata, contente com o resultado. A jovem participará outras vezes do mesmo campeonato, buscando somar pontos para integrar o Time Brasil nas Olimpíadas de Tóquio.

 

Contudo, o foco para os próximos dias é outro e sobre tatames conhecidos. No Brasil, a atleta disputará a Seletiva Nacional Sênior (Adulta). “Preciso ganhar para me manter na Seleção Brasileira”, explica. Sabendo da dimensão do objetivo, Laura está treinando três períodos por dia. “Pela manhã tenho uma hora de treino físico, onde pratico crossfit, logo em seguida faço uma hora de karatê. A tarde, mais duas horas lutando”, conta.

 

Desde cedo, o incentivo da Cidade Azul

 

Estudando na Escola Municipal São Judas Tadeu, a karateca é um dos talentos descobertos através das escolinhas sociais promovidas pela Prefeitura de Tubarão. A partir daí, Laura coleciona inúmeras vitórias representando a Cidade Azul, que a retribui com o auxílio financeiro cedido pelo Bolsa Atleta. Em 2019, pela terceira vez consecutiva, ela foi campeã geral dos Jogos Abertos de Santa Catarina.