Workshop “Como inscrever sua ideia” busca incentivar participações no Programa Nascer
As inscrições do período de submissão de propostas, para o Programa de Pré-incubação de Ideias Inovadoras – Nascer, foram prorrogadas para o próximo dia 15. Para auxiliar nesse processo e tirar dúvidas de como inscrever o projeto na Plataforma, a secretaria de Desenvolvimento Econômico vai oferecer um workshop com o tema “Como inscrever sua ideia”, nesta quinta-feira (23).
O evento acontece a partir das 19h30, no auditório da CDL e será ministrado por Luiz Salomão Ribas Gomez, mestre e doutor em Engenharia de Produção e um dos responsáveis pela implantação dos Cocreation em todo Estado. As inscrições ocorrem até o dia do evento e podem ser realizadas pelo site, aqui.
Criado em Florianópolis, em 2016, o Cocreation Lab pré-incubou mais de 100 projetos, dentre eles a Smart Tour Brasil, iniciativa que visa a criação de rotas turísticas inteligentes com uso de tecnologia. O Empreendimento conquistou o Prêmio Nacional do Turismo 2019 na categoria Inovação Tecnológica.
Tubarão é uma das 20 cidades catarinenses que abrem vagas para o Cocreation Lab, uma pré-incubadora de ideias que tem como objetivo o surgimento de startups na área de economia criativa. “Percebemos o problema e concluímos que era preciso atuar em um momento anterior, que é quando a pessoa identifica a oportunidade, mas ainda precisa percorrer um caminho até transformá-la em um negócio viável”, avalia o professor.
O que é o programa
O programa, desenvolvido pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC), em colaboração com o Sebrae/SC, tem o propósito de apoiar a transformação de ideias em novos produtos, processos ou serviços aptos para a introdução e exploração no mercado.
As propostas selecionadas serão apoiadas por meio de ferramentas, consultoria técnica e mercadológica, mentoria, assessorias e assessoria institucional para a geração de empresas de base tecnológicas, a partir da transformação de ideias inovadoras em planos de negócios para empreendimentos incorporando novas tecnologias aos setores econômicos estratégicos, consolidando o ecossistema de CTI do Estado de Santa Catarina.
Podem participar pessoas físicas desde que apresentem ideia inovadora com potencial de desenvolvimento e relevância para a região, o estado e o país. Para tanto, é necessário estar adimplente junto à FAPESC; ser residente em Santa Catarina; estar em situação regular no país, se estrangeiro, e ter 18 anos completos a partir da data de publicação do Edital.
Serão aprovadas até 150 propostas, distribuídas entre os Centro de Inovação, formando turmas com no mínimo oito e máximo 12 proponentes. Cada proposta poderá contar com uma equipe de até cinco componentes, incluindo o proponente. Tubarão será cidade polo, já que é um dos municípios que vai sediar o Centro de Inovação, servindo como disseminador de inovação para as cidades do entorno.
O edital completo pode ser acessado aqui e a alteração na data de inscrição aqui.