Joguinhos Abertos de Santa Catarina: Tubarão conquista 47 medalhas e garante o quinto lugar

O 32º Joguinhos Abertos de Santa Catarina chegou ao fim e Tubarão obteve bons resultados na classificação geral de troféus, medalhas e pontos. A disputa ocorreu em Rio do Sul, entre os dias 19 e 27 deste mês, reunindo mais de três mil atletas de todo o estado catarinense. Da Cidade Azul, viajaram 140 jovens divididos nas modalidades atletismo, judô, karatê, futebol de campo, futsal feminino e masculino.

 

Embora tenha conquistado dois troféus a menos que em 2018, o município manteve a sétima colocação no quadro de troféus com quatro conquistas: campeão feminino no karatê e natação, vice-campeão no atletismo e terceiro lugar no naipe masculino no karatê. Com metade do resultado obtido nos tatames, o sensei Fabrício de Souza comemora o trabalho dos últimos meses materializado e estampado na alegria dos karatecas. “Conquistamos aquilo que foi traçado. Estamos felizes! Agora, o foco será a Olesc e o Pan Americano” revela.

 

Na classificação por medalhas, a Cidade Azul finalizou em quinto lugar com 47 medalhas. Em 2018, foram 48. Novamente o karatê tubaronense saiu na frente neste ano, com o total de 17 pódios. Contudo, o destaque vai para as piscinas. As nadadoras do município colocaram no peito oito medalhas douradas. Por fim, é importante destacar o resultado no quadro de pontuação. Tubarão caiu três posições em comparação a 2018, da sétima colocação com 51 pontos para a décima, com 42.

 

Avaliação além dos números

 

Durante a última semana, além dos atletas e técnicos, quem esteve presente em Rio do Sul acompanhando os Joguinhos Abertos foi o presidente da Fundação Municipal de Esporte (FME), Luiz Ernani Büerger. Ele visitou dois alojamentos de duas potências no esporte catarinense – Joinville e Jaraguá do Sul. “Eles estavam com mais de 200 atletas, em todas as modalidades. Tudo bem que as coletivas têm a fase microrregional, regional para estar na estadual. Mas nas individuais, taekwondo, ginástica ritma, artística, xadrez e tênis de mesa não tivemos atletas”, avalia.

 

Contudo, mesmo com o deficit de representantes nos respectivos esportes, a Cidade Azul obteve boas colocações nos quadros gerais, o que mostra efetividade no trabalho feito pelos treinadores, esportistas e dirigentes da FME. Ainda em torno da falta de atletas nas modalidades individuais, Ernani buscou solução junto a FME, nesta segunda-feira (29). Segundo o presidente, a ideia é lapidar os talentos encontrados nos Jogos Escolares de Tubarão (JETUBA), além de fomentar novas parcerias com entidades da região. A competição tubaronense ocorre no próximo mês, nas praças esportivas do município, a partir do dia 23.