Solenidade marca aniversário e abertura de exposições

A pequena Alice de Souza Losekann, 11 anos, aluna do 7º ano da escola São Judas Tadeu, é ótima em matemática. Adora os números, mas também gosta de ler e agora tem revelado outro talento: escrever. E escrever poesias. A menina é uma dos 16 estudantes que teve suas poesias selecionadas no concurso Poesia em Movimento: uma declaração de amor a Tubarão, promovido pela Fundação Municipal de Educação.

O novo talento da menina surpreendeu a mãe, a advogada Rosimeire de Souza. “Ela sempre foi muito boa em matemática, mas não era de escrever muito apesar de gostar bastante de ler. Fico emocionada com o reconhecimento porque isso ajuda a despertar outras habilidades”, conta a advogada. Ela só leu a poesia depois da seleção. “A Alice chegou em casa dizendo que tinha um trabalho de aula que era escrever uma poesia, disse que era difícil, mas não me mostrou o que tinha escrito. Já fiquei feliz quando o texto passou pela primeira seleção e ainda mais quando foi selecionado. Fiquei emocionada também por perceber o quanto ela gosta de Tubarão e isso é muito importante, porque quando as pessoas gostam do lugar onde vivem, elas cuidam deste espaço, se envolvem, ajudam e acredito que precisamos de cada vez mais disso”, avalia Rosimeire.

“Os nossos alunos e professores estão de parabéns pelas poesias escritas. Nós ficamos muito felizes pela qualidade e pela emoção com que foram escritos. A proposta do Viva Mais tem a ver com isso. É viva mais Tubarão no sentido de viver mais a cidade e de viver mais com qualidade de vida”, afirma a diretora-presidente da Fundação de Educação Lúcia Helena Fernandes de Souza.

O prefeito Olavio Falchetti também elogiou os estudantes. “Desde sábado tenho vivido muitas emoções. Primeiro foi o encontro entre os barqueiros e os cavaleiros com a presença do tropeiro João Ferreira, de 92 anos, que contou a história dele, depois a inauguração da pista de skate e ver aquela garotada toda muito feliz, no domingo o público que lotou a praça nos shows, ontem (segunda) as homenagens feitas pela Câmara e hoje aqui com os estudantes, com a família Zumblick, as fotos do Amadio, é muito bom ver tantas pessoas reunidas para celebrar o aniversário do município”, relata Olavio.

A exposição dos poemas escritos pelos alunos da rede municipal de ensino pode ser visitada no Centro Municipal de Cultura – Museu Willy Zumblick, de segunda a sexta, das 13h às 22h. Nesta terça-feira (27), a mostra foi aberta à visitação em uma solenidade realizada pela prefeitura para comemorar os 144 anos de Tubarão.

Além da Poesia em Movimento, outras duas exposições foram abertas. Uma delas é de fotografias antigas que fazem parte do acervo do historiado Amadio Vettoretti, falecido em 2012, e que foram cedidas pela família para a mostra. A segunda é a mostra Zumblick Iluminado, composta for fotografias retroiluminadas de obras do artista Willy Zumblick que pertencem a particulares e nunca tinham sido expostas. Zumblick Iluminado já foi visto por mais de 3,5 mil pessoas em municípios como Capivari de Baixo, Florianópolis, Itajaí, Blumenau, Criciúma e São Joaquim. A filha de Zumblick, Maria Elisa Zumblick Gelosa participou do evento que também encerrou as atividades pelos 100 anos do artista.

 

 

Amanda Menger/PMT