Revitalizadas, praças Centenário e Orlando Francalacci são reabertas ao público

As praças Centenário e Orlando Francalacci, ambas na rua Lauro Müller, foram reabertas ao público na noite desta segunda-feira (9), após passarem por uma revitalização completa. O ato formal de entrega da obra contou com a presença de representantes da prefeitura, Tubarão Saneamento, Agência Reguladora de Saneamento (AGR), lojistas e integrantes da família Francalacci.

 

A revitalização foi promovida pela Tubarão Saneamento por conta de medidas compensatórias por descumprimento de prazos e metas das obras de implantação do sistema de tratamento de esgoto. Ainda resta a construção do deck na praça Centenário, a popular praça do Chafariz, o que será executado nas próximas semanas.

 

A solenidade aconteceu na praça Centenário, onde o chafariz e iluminação se tornaram as atrações. As apresentações da Lira Tubaronense e da Orquestra da Paróquia Santa Terezinha do Menino Jesus chamaram a atenção das famílias que circulavam pelo Centro da cidade.

 

Entre os discursos das autoridades e convidados para o ato, dois se destacaram. Primeiro foi a da empresária Eliane Fernandes, uma das mais envolvidas com a vida socioeconômica da rua Lauro Müller, que se emocionou ao ver concretizada uma reivindicação de mais de 30 anos. Depois, o prefeito Joares Ponticelli, que ressaltou a importância da revitalização das praças para a cidade e leu uma carta de agradecimento do prefeito Samuele Lippi, da cidade italiana de Cecina. Lippi falava da satisfação em saber que Tubarão estava, através da revitalização da praça, prestigiando e valorizando a memória de um filho de imigrantes italianos, o que une de maneira direta Tubarão e Cecina.

 

“A cidade volta a ter dois bonitos espaços de convivência, que mais adiante estarão ainda mais completos com a roçagem nas margens do rio Tubarão, o que nos permitirá observar novamente a maior beleza do município que é o nosso rio Tubarão. É uma noite especial, que também é saudada pelo prefeito de Cecina, cidade que está orgulhosa em saber da valorização da memória de um descendente”, destacou o prefeito.

 

Depois do descerramento da placa da praça Centenário, todos os convidados da cerimônia repetiram o ato na praça Orlando Francalacci, onde está o monumento às vítimas da enchente de 1974 e que ficou toda repaginada e mais espaçosa, com banços e mesas para jogos de tabuleiro.