Projeto de Produção e Interpretação Textual forma primeira turma

Com o brilho no olhar e o orgulho estampado em cada rosto, alunos das escolas Manoel Rufino Francisco e João Hilário de Mello celebraram na noite da última segunda-feira (09), no Senac, a formatura do Projeto Produção e Interpretação Textual, uma parceria da Fundação Municipal de Educação e Faculdade Senac Tubarão. 

 

O projeto-piloto e gratuito foi idealizado para melhorar a aprendizagem e intensificar as habilidades dos alunos do 8º e 9º Ano do Ensino Fundamental, que já têm um potencial na escrita. O resultado foi tão bom que deve continuar no próximo ano, sendo ampliado aos demais colégios do município.

 


Para a gerente de Educação, Adriana Mariano, idealizadora do projeto, a ideia partiu da necessidade de se criar políticas públicas que desenvolvessem as habilidades dos alunos que possuem o dom da escrita. “Saber se expressar, tanto através da escrita, como verbalmente, são habilidades essenciais para desenvolver a aprendizagem”, ressalta.

 


A gerente destaca o prefeito Joares Ponticelli e o diretor-presidente da Fundação Municipal de Educação, Maurício da Silva, como os grandes incentivadores do projeto. “Através da leitura, é despertado um pensamento crítico nos alunos, e isso é um aprendizado para a vida”, enfatiza Maurício. Ele comenta que a experiência foi totalmente positiva, por proporcionar aos estudantes aulas de redação e interpretação com uma doutora em Língua Portuguesa, e agradece a colaboração da professora Suelen Francy Machado Luciano, pela dedicação e entusiasmo em passar seus conhecimentos aos jovens aprendizes.

 


Emocionada, diante dos alunos e familiares presentes, a diretora da Faculdade Senac Tubarão, Marisa Martini, comenta querer firmar a parceria com a prefeitura de Tubarão e dar continuidade ao projeto no próximo ano. “Foi apenas plantada a semente, pois o nosso objetivo é desenvolver pessoas, criar cidadãos”, salienta.