Cases da farmácia básica serão apresentados em evento na Capital Federal

Três cases da farmácia básica do município serão apresentados, a partir desta terça-feira (10), no VII Congresso Brasileiro sobre o Uso Racional de Medicamentos (VII CBURM), que acontece em Brasília até quinta-feira (12). A seleção dos trabalhos inscritos no evento faz com que Tubarão tenha uma visibilidade nacional e demostra como os serviços oferecidos apresentam resultados positivos através da demonstração de experiências que deram certo.

 

Os trabalhos da farmácia foram selecionados para estar em duas, das quatro categorias oferecidas no evento. Em “Educação e prática interprofissional colaborativa para o Uso Racional de Medicamentos”, dois trabalhos inscritos estão na lista para apresentação: “Avaliação das demandas judiciais e administrativas de medicamentos em um município no ano de 2018”, produzido por Laize Terezinha da Rosa, Luciano Filipe de Souza Bittencourt, Philipe Gonçalves Honório e Flávia Mattos Moro e “Rede de cuidados para pacientes em tratamento para hepatite C coinfectados com HIV em um município”, produzido por Eloise Fragnani Medeiros, Flávia Mattos Moro, Laize Terezinha da Rosa Luciano e Taisi Citadin Gonçalves.

 

Na categoria de “Uso racional de antimicrobianos”, um trabalho tubaronense está na lista de aprovados: Estratégias adotadas para prevenção da resistência microbiana: experiência de um município”, produzido por Flávia Mattos Moro, Eloise Fragnani Medeiros, Laize Terezinha da Rosa Luciano e Taísi Citadin Gonçalves.

 

O Congresso é organizado pelo Comitê Nacional para Promoção do Uso Racional de Medicamentos (CNPURM) e pretende subsidiar a elaboração de diretrizes e estratégias para a promoção do uso racional de medicamentos. Serão três dias de atividades entre cursos, oficinas, palestras, mesas redondas, painéis, além de atividades interativas, os quais contarão com a contribuição de personalidades marcantes tanto a nível nacional como internacional.

 

A iniciativa tem por finalidade orientar e propor ações, estratégias e atividades para a promoção do uso racional de medicamentos no âmbito da Política Nacional de Promoção da Saúde, visando ampliar e qualificar o acesso a medicamentos que atendam aos critérios de qualidade, segurança e eficácia.