Dia Mundial de Combate ao Câncer é comemorado nesta sexta-feira (8)

A unidade de saúde, conhecida também como Estratégia Saúde da Família, realiza diferentes atividades e atua principalmente com a prevenção de doenças e promoção de saúde. Hoje, dia Mundial de Combate ao Câncer, vamos lembrar de atividades realizadas diariamente por profissionais da rede básica.

 

Câncer de colo do útero:

As coletas são realizadas nas Unidades Básicas de Saúde e encaminhadas para análise laboratorial. Em média, 300 amostras são coletadas por mês, na rede básica, do município de Tubarão.

Na rede básica é oferecida também a imunização contra o HPV. O procedimento é a principal forma de prevenção contra o câncer de colo de útero causado pelo HPV, doença que mata 8 mil mulheres por ano no Brasil. Devem ser imunizadas contra o HPV todas as meninas entre 9 e 13 anos.

 

Câncer de Mama:  

As unidades básicas de saúde orientam a maneira correta de realizar o auto-exame e conscientizam as mulheres sobre os cuidados necessários.   As mulheres com idade entre 50 e 69 anos, ou que têm histórico familiar da doença, são encaminhadas ao exame de mamografia.

câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do de pele não melanoma, respondendo por cerca de 25% dos casos novos a cada ano. O câncer de mama também acomete homens, porém é raro, representando apenas 1% do total de casos da doença.

 

Câncer de Pele:  

A prevenção pode ser identificada, de maneira interna, através dos equipamentos de proteção individual, oferecido para os Agentes Comunitários de Saúde: o protetor solar. Além do trabalho interno, as unidades de saúde preocupam-se em realizar palestras e atividades nas comunidades, ofertando também atendimento dermatológico, conforme avaliação médica.  

 

Câncer de Boca: 

Vinte e cinco comunidades possuem dentista à disposição na unidade de saúde. Por mês, são realizadas mais de 1.800 avaliações preventivas, além do atendimento especializado oferecido no CEO, contando com dois profissionais de estomatologia. O trabalho do Centro de Especialidades Odontológicas de Tubarão é referência para toda a região.  

 

Câncer de Próstata:  

Os homens com mais de 40 anos devem buscar uma unidade de saúde. Através do histórico familiar ou dos sintomas apresentados ele será encaminhado ao exame inicial, PSA, que é realizado através de exame de sangue. Este exame pode ainda identificar outros problemas além do câncer de próstata e é mais sensível em homens com algum tipo de sintoma.

Essas são algumas atividades que previnem diversos tipos de Cânceres. Diariamente, as unidades básicas de saúde realizam procedimentos preventivos para a saúde de toda a família, motivando cada vez mais aos cuidados, alimentação e hábitos saudáveis.  

Parte importante neste processo cabe às equipes NASF, compostas por diferentes especialidades (nutrição, psicologia, assistência social, educação física e outros), que apoiam o trabalho das unidades básicas de saúdes.

 

Fonte: Decom/PMT