Dezembro Vermelho: Palestra aborda a importância da prevenção combinada
A Fundação Municipal de Saúde (FMS), por meio do Centro de Atendimento Especializado em Saúde (CAES), realizou nesta quinta-feira (5), dentro da programação do ‘Dezembro Vermelho’ – mês de lutra contra a Aids – uma palestra com o infectologista Rogério Sobroza de Mello, com público formado por enfermeiros e médicos da Atenção Básica, na Unisul.
O evento teve como foco a prevenção combinada – HIV, Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e Hepatites Virais, que associa diferentes métodos (ao mesmo tempo ou em sequência) conforme as características e o momento de vida de cada pessoa.
De acordo com a coordenadora do Núcleo de Infectologia do Caes, Manuela Santos de Sousa, todos os métodos combinados foram explicados pelo especialista. “A importância de realizar a testagem regular para o HIV nas unidades de saúde, a prevenção da transmissão vertical (quando o vírus é transmitido para o bebê durante a gravidez), o tratamento de infecções sexualmente transmissíveis e das hepatites virais, a profilaxia pós-exposição (PEP) e o tratamento de pessoas que já vivem com HIV foram bem destacados na palestra”, salienta.
Prevenção não tem idade. Cuide-se!
Em Tubarão, a campanha para o Dezembro Vermelho é intitulada “Prevenção não tem idade. Cuide-se!”. Este ano na Cidade Azul são 53 novos casos notificados – 38 homens e 15 mulheres, que somam um total de mais de mil pessoas com a enfermidade no organismo. “Se as pessoas usarem o preservativo, nós vamos conseguir controlar a doença. Lançamos a campanha, justamente por isso, para conscientizar as pessoas sobre o sexo seguro. Neste ano, nosso foco são, principalmente, as pessoas da terceira idade e a população em vulnerabilidade social”, relata a gerente de Saúde da FMS, Chaiana E. M. Marcon.
O vírus, normalmente, é mais recorrente na população mais jovem, mas de acordo com o estudo do Ministério da Saúde, a faixa etária dos 60 anos, em 2007, apresentou um número de 168 casos diagnosticados. Em 2018, o número triplicou, sendo 627 casos diagnosticados, e com uma incidência maior nas mulheres, o que preocupa e faz a mobilização ser focada nesse público.
Programação
11 e 12 de dezembro (quarta e quinta-feira)
Local: Casa da Cidadania
Horário: 19h30 às 21h30
Evento: oferta de testes rápidos, distribuição de preservativos e orientações
Público alvo: população em geral
16, 17 e 18 de dezembro (segunda, terça e quarta-feira)
Local: Ronda pelo município
Horário: 19 às 22 horas
Evento: Ambulância da testagem rápida e distribuição de preservativos
Público em geral: moradores de rua e profissionais do sexo