Simulado sobre medidas em situações de emergência no Gasoduto Bolívia – Brasil acontece em Tubarão
Na manhã desta quinta-feira (7), foi realizado o simulado de resposta, para um atendimento de rompimento e vazamento de gás, na estação da empresa TBG – GASODUTO BOLÍVIA/BRASIL, localizada na Guarda Margem Esquerda, em Tubarão.
Em um primeiro momento, os membros do NUPDEC ligaram para os órgãos de resposta, a saber: Defesa Civil, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Militar, além de sensibilizarem e realizarem a evacuação da população do local para um abrigo até a chegada dos órgãos de resposta.
Estes órgãos, chegando in loco, formaram o Sistema de Comando de Operações (SCO), e deram início ao atendimento, começando com o Posto de Comando, o isolamento de vias, a identificação de Áreas de Espera, do Ponto de Observação, além de serem montados abrigos e vias de fuga para a população sair da área de risco com segurança.
As empresas trabalharam em conjunto para a solução do problema do vazamento do duto e assim possibilitaram a entrada dos bombeiros para o auxílio na prevenção com jatos neblinados ou cortina de água, direcionando o gás para longe das equipes, em caso de novo vazamento. Com a contenção do vazamento e a substituição da tubulação, se restabeleceu a normalidade, encerrando assim a operação (simulado).
No período da tarde, foi realizada uma reunião de avalização do trabalho para apresentar os pontos positivos e negativos das ações que foram tomadas no simulado.
Participaram do simulado a Polícia Militar de Santa Catarina; a Guarda Municipal de Tubarão; as Defesas Civis de Tubarão, Imbituba, Pedras Grandes, Araranguá, São Martinho e Treze de Maio; o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina; o Exército; a Possebom Engenharia; a Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho e Habitação; a Fundação Municipal de Desenvolvimento Social e a Fundação Municipal de Meio Ambiente (Funat); a TBG; a SC Gás; representantes da Sociedade Civil Organizada; e voluntários.