Saúde: novo sistema pretende reduzir as faltas em consultas e exames

Para melhorar o fluxo de atendimento e reduzir as faltas, que gera transtornos em consultas e exames, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) contratou um sistema informatizado que vai comunicar os pacientes sobre os agendamentos no Sistema Único de Saúde (SUS). O procedimento será realizado via aplicativo WhatsApp, mensagens de texto (SMS) e e-mail. O procedimento deve iniciar em dezembro e para isso, todos os pacientes devem ter os cadastros atualizados nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

 

A iniciativa, chamada “Libera Fila”, pretende reduzir o grande percentual de pacientes faltantes nas consultas, procedimentos e exames agendados. “Hoje, na Central de Regulação Municipal, esses números somam cerca de 30% dos procedimentos”, afirma a coordenadora de saúde Patrícia Figueiredo Marcon.

 

Assim, para que o projeto possa ser colocado em prática, tos tubaronenses precisam atualizar os cadastros junto às UBS, principalmente o número dos telefones celulares e endereços de e-mail. Para isso, basta informar aos agentes comunitários de saúde no momento da visita domiciliar ou, ainda, entrar em contato com a unidade de saúde para conferir os dados.

 

“Cada paciente que falta tira a vaga de uma pessoa e isso traz lentidão nos atendimentos e nas filas de espera. Quanto mais organizado estiver o processo, mais rápidas serão as filas de espera e a população será a maior beneficiada”, afirma o diretor-presidente da FMS Daisson José Trevisol.

 

“Com um custo muito baixo para a fundação, acreditamos que este sistema reduzirá consideravelmente o número de faltantes, que hoje é um grande problema enfrentado em todos os municípios”, ressalta a coordenadora do setor de planejamento da FMS, Simone Hoffmann M. Santana.