Atendimento à pessoa idosa é tema de palestra nesta quinta-feira (10) na sede da OAB

O município recebe nesta quinta-feira (10) a palestra “Envelhecimento e Políticas de Atendimento e Acolhimento à Pessoa Idosa”, que será ministrada pela advogada Ariane Angioletti. O evento promovido pela OAB, em parceria com a Fundação Municipal de Desenvolvimento Social e o Conselho Municipal da Pessoa Idosa, acontecerá no auditório da sede Administrativa da OAB, a partir das 14 horas.

 

A ação em comemoração do Dia do Idoso, celebrado em 1º de outubro, terá como público-alvo as voluntárias e integrantes dos grupos do programa Oficinas da Sabedoria e de demais entidades de Tubarão.
O setor de grupos do programa Oficinas da Sabedoria, vinculado ao gabinete do prefeito, é desenvolvido em Tubarão por meio de parceria entre a Fundação Municipal de Desenvolvimento Social. Com coordenação da assistente social Kátia Nilvan Cardoso Bressan e de Eza Zabotti conta com 29 grupos, distribuídos em vários bairros do município, totalizando cerca de 740 integrantes.

 

Trabalhos socioeducativos como palestras com fisioterapeutas, nutricionistas, enfermagem, psicólogos, assistentes sociais, educadores físicos e médicos, entre outros, visam desenvolver autonomia, melhoria na saúde, maior convívio social e ampliação da qualidade de vida do idoso.

 

Capacitações e treinamentos, em parceria com a Unisul, como o curso de Inclusão Digital, e Sesc, por meio de Rodas de Conversa, buscam motivar a pessoa idosa, demostrando a importância da convivência grupal e resgate da cidadania.

 

A política de atendimento para a pessoa idosa no município trabalha em parceria com as Políticas Públicas de atendimento ao segmento do idoso: saúde, assistência social (idoso em situação de vulnerabilidade e risco social), esporte e lazer, cultura, educação, transporte e urbanismo. “É de grande importância a integração das politicas públicas de atendimento ao segmento do idoso, para que haja proteção integral fortalecimento da garantia dos direitos da pessoa idosa”, salienta a assistente social, Kátia Nilvan Cardoso Bressan.