Prontuário eletrônico: agentes comunitários recebem os primeiros treinamentos

Para melhorar a facilidade das informações de pacientes, agilizar o acesso o prontuário e a organização dos dados de todos os funcionários, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) iniciou nesta segunda-feira (7) capacitações para os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) sobre o sistema E-Sus. O treinamento ocorreu durante todo o dia, das 8 às 16 horas, no auditório do Centro de Educação Profissional Diomício Freitas (CEDUP).

 


O sistema, gratuito e disponibilizado pelo Ministério de Saúde, é utilizado pelo município há algum tempo, mas agora, a intenção é aumentar o uso, já que ele possui uma gama de ferramentas. “Esperamos utilizar agora da melhor maneira e começar a pôr em prática o prontuário eletrônico do SUS. Assim, não vamos ter mais nada em papel, tudo vai ser pelo sistema, por meio desse sistema”, relatava a enfermeira e coordenadora da Atenção Básica, Vanessa Venâncio.

 


Os agentes comunitários são os primeiros a receberem, pois eles são a porta de entrada para o sistema, já que cadastram as famílias. “Quando esses cadastros estarem todos prontos e corretos, já podemos começar a capacitar os outros funcionários, como enfermeiros e médicos”, pontua a coordenadora.

 


O treinamento é realizado por uma equipe de tecnologia. Com a utilização completa do sistema, todo os dados que serão alimentados ali resultam em uma melhor visibilidade dos indicadores de saúde do município.