Comemorações da Semana Municipal do Meio Ambiente atingem grande público

As atividades da Semana Municipal do Meio Ambiente começaram no dia 1º de junho e se entendem até o próximo sábado (11). Toda a programação é aberta à comunidade e está contatando com grande participação da população.

A apresentação de trabalhos sobre o Meio Ambiente, com exposição oral e banners ocorreu na Unisul, entre os dias 30 de maio e 03 de junho, a partir das 19h30.

Do dia 1º ao dia 30 de junho, no Parque da Tractebel, acontece a “Mostra de fotos do Rio Tubarão: Da Nascente à Foz”, na intenção de valorizar o rio e mostrar suas riquezas.

O “Conexão Sustentável”, uma parceria do Grupo Magna Cultura e do Instituto Alcoa, entre os dias 30 de maio e 02 de junho, trouxe diversas atrações voltadas para o público infantil, com peças teatrais e circenses, conscientizando os pequenos sobre o meio ambiente.

Na sexta-feira (03) teve Happy Hour Cultural, no Centro Municipal de Cultura – Museu Willy Zumblick. O evento contou com diversas atrações e informações sobre preservação e conscientização ambiental de forma artística: a orquestra mirim e o grupo de dança da Educação Ambiental da Tractebel Energia.
Ainda na sexta-feira (03) à noite o engenheiro agrônomo, Maicon Soares, palestrou na Unisul sobre “Licenciamento Ambiental na Orizicultura”.

Final de semana: O fim de semana também foi cheio de atividades. No sábado pela manhã aconteceu a “Remada no Rio”, onde em torno de 40 pessoas praticantes de esportes náuticos tiveram a oportunidade de vivenciar o Rio Tubarão.

Em paralelo a este evento, aconteceu o plantio de mudas de árvores nativas na beira-rio. A ação contou com o plantio de 120 de mudas de árvores, algumas delas substituíram árvores exóticas.

O domingo (05) foi o Dia Mundial do Meio Ambiente, e para comemorar foram realizadas diversas atividades no Parque Ambiental Tractebel, como: passeio ciclístico, oficinas ambientais, apresentações culturais e shows com as bandas Jamaica Groove, Soda Acústica e Seu Maneca.

Segundo a coordenadora do Meio Ambiente Renata Porto, os eventos tiveram bastante engajamento da população. “Cada vez mais a população está se empoderando do tema e conhecendo a importância relevância de falar sobre as questões ambientais. Inclusive a temática das bandas teve mensagens sobre o meio ambiente. A população, mesmo com o frio, compareceu em peso. Além disso, a cada ano o número de instituições parceiras tem aumentado”, afirma Renata.

Saiba mais: As comemorações seguem até o próximo domingo (11). Nesta segunda-feira (06) teve o plantio de mudas nativas, realizada por alunos de escolas municipais, no loteamento Nova Congonhas.
Na terça-feira (07), a palestra “Panoramas e Perspectivas na Reciclagem e Compostagem de Resíduos Sólidos Urbanos” será realizada pelo engenheiro agrônomo, Marco Aurélio Salvaro, no 63º Batalhão do Exército, às 9h.

Ainda na terça-feira (07) as Ilhas de Sustentabilidade estarão espalhadas em diversos pontos da cidade, das 9h às 17h. A iniciativa conta com exposições, oficinas ambientais, palestras, coleta de eletrônicos, informações sobre a coleta seletiva e destinação adequada de resíduos.

O 2º Café com Segurança – Preservação, Meio Ambiente e Qualidade de Vida acontece no auditório do Cedup, às 19h30. O evento é promovido pelo curso de Segurança do Trabalho.

Entre os dias 8 e 9 de junho terá “De Carona com o Meio Ambiente”, onde alunos de escolas municipais, grupos de idosos e de mulheres farão um passeio pela cidade, contemplando o Rio Tubarão e o Parque Linear dentre outros pontos da área urbana e rural.

O Happy Hour Cultural acontece também na próxima sexta-feira (10), com o Grupo Energia da Dança e da Música, Orquestra Mirim, Grupo de Dança Fadas da Natureza, entrega da premiação do concurso de desenho e abertura da exposição de fotos “No Plural”. O evento acontece no CMC – Willy Zumblick, a partir das 19h.

Também será promovida a reunião do Colegiado de Meio Ambiente da Amurel sobre a taxa de controle e fiscalização ambiental arrecadada pelo IBAMA. A reunião será no auditório da Amurel, também na sexta-feira (10), às 10.

Para encerrar a programação, no sábado (11) terá no centro da cidade o Praça das Artes e Dia D, com doação de mudas, oficinas ambientais, coleta de óleo e oficina de sabão, durante todo o dia.

 

Fonte: Decom/PMT