Relatório sobre situação das pontes é entregue ao prefeito

O relatório realizado pela empresa Medeiros, Menegaz & Speck Consultoria e Engenharia Ltda., contratada pela prefeitura através de processo licitatório para avaliar os indicadores de durabilidade, funcionalidade e estabilidade estruturais das pontes Orlando Francalacci, Dilney Chaves Cabral, Heriberto Hülse, Nereu Ramos e Manoel Alves dos Santos foi apresentado ao prefeito Joares Ponticelli, em reunião realizada na tarde desta quarta-feira (2), no Paço Municipal, e que contou com a participação de técnicos da prefeitura e do secretário de Urbanismo, Mobilidade e Planejamento Nilton de Campos.

 


O relatório estabeleceu notas para as pontes, em cada um dos quesitos citados, de acordo com a NBR 9452 (ABNT, 2016), norma técnica mais atual no país para este tipo de inspeção. Assim, ficaram estabelecidas as seguintes condições para as pontes:

 


Orlando Francalacci – Regular

 

Dilney Chaves Cabral – Ruim

 

Heriberto Hülse – Ruim

 

Nereu Ramos – Crítica

 

Manoel Alves dos Santos – Regular

 


É importante ressaltar que estruturas construídas antes de 2003 eram regidas por outra norma técnica, a DNIT 010/2004, e que por isso, avaliadas sob as normas atuais, invariavelmente apresentam problemas. Assim, a avaliação, segundo esta norma, atribuiu a seguinte situação para as pontes:

 

 

Orlando Francalacci – Boa aparentemente

 

Dilney Chaves Cabral – Boa aparentemente

 

Heriberto Hülse – Sofrível

 

Nereu Ramos – Precária

 

Manoel Alves dos Santos – Boa

 

 

Como se vê, a estrutura que mais traz preocupação é a ponte Nereu Ramos, já que o relatório aponta que medidas urgentes precisam ser tomadas, tais como limitar o peso máximo permitido e retirar o semáforo existente ao seu término, devido à carga de frenagem atual ser maior do que a originalmente projetada.

 


Outro item que colabora para este cenário diz respeito à qualidade do aço empregado na construção, pertencente a uma classe menos resistente do que as atualmente empregadas em obras deste tipo. Ainda, a prática de moradores de rua de se fazer fogueiras embaixo das pontes contribui para seu enfraquecimento, em virtude do calor gerado.

 


Desta forma, o prefeito Joares Ponticelli determinou ação urgente de impedimento do crescimento da corrosão detectada na ponte Nereu Ramos, cujos trabalhos terão início nos próximos dias. Será imposto limite de peso (a ser ainda definido) em todas as pontes; no plano de mobilidade urbana, será apresentada alternativa para a retirada do semáforo existente ao final da ponte Nereu Ramos; um projeto geral, para a recuperação total das estruturas será contratado, com previsão de ser colocado em prática já no ano que vem.

 


A prefeitura reitera que não há motivo para maiores alardes em torno do tema, uma vez que todas as providências cabíveis já encontram-se em andamento.