Sábado de mutirão pelo Novembro Azul

Duas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Tubarão funcionarão neste sábado (26), durante todo o dia, para atender os homens que ainda não procuraram atendimento nos postos, relativo ao “Novembro Azul”. O prolongamento das atividades será feito na Guarda (Margem esquerda) e no São Martinho 2.

Nas duas unidades, os serviços serão oferecidos entre 8h e 17 h. Nos posto da Guarda (ME), os profissionais atenderão, aproximadamente, 30 pessoas. Ao longo do dia, os moradores da comunidade receberão atendimento médico, odontológico e de enfermagem. Caso sejam necessários, exames serão disponibilizados à população.

Já na Unidade Básica de Saúde São Martinho 2, além dos atendimentos, médico e odontológico, serão oferecidos testes rápidos de Sífilis, HIV e Hepatite (B e C). Uma palestra, ministrada por uma assistente social do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), tratará de um assunto delicado – violência doméstica. O bato papo com os moradores acontecerá no período da manhã.

O câncer de próstata também será alvo de orientações aos homens que comparecerem ao posto São Martinho 2 neste sábado (26). “Nós queremos oportunizar à população masculina, orientações sobre a importância do cuidado com a saúde e a prevenção ao câncer de próstata”, alertou Alyne Lopes Zanini, enfermeira e coordenadora da unidade.

 

Fonte: Decom/PMT