Tubarão tem a melhor cobertura odontológica na Atenção Básica entre cidades do Sul de Santa Catarina, diz pesquisa

 O estudo, publicado na última semana na revista da Associação Catarinense de Medicina, revelou que Tubarão apresenta um cenário positivo no atendimento odontológico entre os municípios do Sul de Santa Catarina. O município, atualmente, é referência nos serviços públicos de odontologia na atenção básica e a pesquisa comprova essa afirmação, com a conclusão de que a Cidade Azul tem a melhor cobertura populacional neste campo.

 

Consequência de um estudo transversal, que avaliou dados quantitativos, a pesquisa relacionou o número de cirurgiões-dentistas e de habitantes dos 46 municípios do Sul de Santa Catarina. As informações do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde do Ministério da Saúde, junto com outras obtidas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), formaram a base de dados utilizada na investigação proposta.

 

A pesquisa identificou, por exemplo, que Tubarão apresenta um número maior de dentistas atuantes na estratégia de saúde da família que Criciúma, município que ampara o dobro da população tubaronense. “Os dados obtidos junto à pesquisa são de grande importância e apontam que Tubarão está no caminho certo quando o tema é a saúde bucal de sua população”, afirma o coordenador da Saúde Bucal no município, Dikson Claudino.

 

Os resultados obtidos, a princípio, ressaltam o objetivo do município, que é manter sua capacidade de atuação ampliada na atenção em saúde bucal, por meio das unidades de saúde da Estratégia de Saúde da Família (ESF). Além disso, enfatiza o compromisso de realizar o aprimoramento do atendimento especializado.

 

Resumo dos resultados obtidos

 

– Foram identificados 235 dentistas atuantes no serviço público na região avaliada, sendo a cobertura média identificada de um dentista para cada 4041 (+ 2666) habitantes.

 

– Verificou-se que 40% dos profissionais atuam em municípios com menos de 20 mil habitantes; 23% em municípios com população entre 20 e 40 mil habitantes; 9% em municípios entre 40 e 50 mil habitantes e 28% nos municípios acima de 50 mil habitantes.

 

– 28% dos municípios avaliados apresentaram proporção habitantes/dentista superior a 4 mil habitantes.

 

– Dos municípios com população acima de 50 mil habitantes, 80% dos profissionais atuam nos municípios de Criciúma e Tubarão, sendo neste último encontrada a mais ampla cobertura.

 

A pesquisa completa encontra-se disponível aqui.