Homenagem nas águas: nadador tubaronense comemora resultado obtido em maratona aquática

Nos dias frios de inverno, há quem se aventure no mar gelado, abaixo dos 15 graus. Com o coração decidido, consciente das dificuldades e da energia necessária, Bruno Oliveira encarou pela terceira vez o Desafio 8K, na Praia da Conceição, Bombinhas, no último fim de semana. Prova difícil. Frio, vento e mar turbulento. O nadador tubaronense relata que, em experiências anteriores, o final não foi tão feliz. “As duas últimas tentativas não acabaram muito bem, foram bem tensas, principalmente, pelas condições que a prova apresenta”, relata o atleta. Contudo, quando tomou a decisão de enfrentar a prova novamente, ao mesmo tempo que sabia o que teria que enfrentar, ele sabia que teria uma força maior para sustentá-lo – com nome e sobrenome.

 

João Batista Coelho Júnior. O “chefia das maratonas”, como é apelidado, foi quem apresentou a disputa para ele. Com seu falecimento, não restou dúvidas para Bruno: ele iria, mais uma vez, persistir na missão, como uma forma de homenageá-lo. “Uma pendência com uma das pessoas que mais depositou confiança em mim, que me levou pela primeira vez para esse ‘desafio’”, afirma. E assim, dia após dia, o nadador buscou se aperfeiçoar para lidar com qualquer peripécia que pudesse confrontá-lo. Durante a nado da prova, vento forte, ondulações grandes no contorno das ilhas e a cada braçada difícil um filme se passava na sua cabeça. “Por tudo o que aconteceu até ali. Começou uma briga interna com a minha mente para tentar desviar os pensamentos negativos e focar no objetivo traçado”, revela.

 

Com sacrifício, ajuda de amigos e persistência, o nadador da Associação Tubaronense de Natação (ATN) conseguiu realizar o sonho. Embora o tempo e a coloração não tenham sido as melhores possíveis, nada se compara ao sentimento de dever cumprido e de superação. “Foi uma sensação que nenhuma medalha ou troféu conseguiria igualar. Isso não tem preço”. Como forma de aprendizado, ele deixa uma frase que une o turbilhão de sensações sentidos desde o treinamento até a linha de chegada. “A verdadeira luta não é contra os outros,é contra sua própria mente”. E o atleta não para. Já neste sábado (30) e domingo (1º) tem outro campeonato a ser disputado.

 

Trata-se do Estadual Absoluto. Ele ocorrerá no Complexo Aquático da Unisul, Palhoça. Além de Bruno, mais 26 atletas da ATN viajam para a competição, buscando índices para brasileiros, medalhas e melhores marcas para os Jogos Abertos de Santa Catarina. O atleta, bem como a equipe de natação, tem o apoio da Fundação Municipal de Esporte, com os programas Bolsa Técnico e Bolsa Atleta.