Defesa Civil monitora fortes chuvas

Com as intensas chuvas da madrugada desta quinta-feira (18), foram registrados alguns pontos de alagamento. Segundo dados da secretaria de Proteção e Defesa Civil, em 15 minutos de temporal foram registrados cerca de 30mm, correspondentes a 120mm de chuva em 1h.

“Nas primeiras horas da manhã tivemos uma tempestade com forte atividade elétrica e intensa precipitação pluviométrica, que acarretou alagamentos em vários pontos do município”, explica o secretário de Proteção e Defesa Civil Rafael Marques.

No bairro Oficinas nas ruas Princesa Isabel, Laguna e um trecho da Manuel Emerick; bairro Santo Antônio de Pádua no trecho final da rua Santos Dumont e em partes da avenida Pedro Zapellini, foram registrados alagamentos. Nestes locais, equipes do município, por meio da secretaria de Infraestrutura, realizam trabalhos de limpeza e manutenção em bueiros, caixas de passagem, canais e valos que fazem parte das redes de drenagem para facilitar a vazão da água.

Ressalta-se que os serviços de limpeza são realizados constantemente pelo município, porém, em alguns casos, onde há construções e depósitos de lixo irregulares, as atividades de manutenção são prejudicadas.

As fortes chuvas também ocasionaram alagamentos na rua Padre Geraldo Spettmann. Para solucionar as ocorrências desta localidade, o município dará início ao processo de revitalização, remodelação, drenagem e pavimento da via na próxima semana. Nesta primeira etapa, a secretaria de Infraestrutura responsável pela obra, atuará em 200m da via. Os trabalhos contemplarão: nivelamento dos tubos de drenagem, construção e instalação de caixas coletoras, colocação de pavimento asfáltico. Após a revitalização, drenagem e pavimento, a via ainda contará com faixas de ciclovia e nova iluminação. Para a execução das obras, uma pista da avenida será interrompida.

Rio Tubarão: Em decorrência das fortes chuvas ocorridas, o nível do Rio Tubarão alcançou o ponto máximo nesta quinta-feira (17), em torno das 22h, com aproximadamente 3,77m. Ao longo do dia houve um decréscimo gradativo, registrando 1,80m onde estabilizou, por volta das 18h30. “A condição do rio é estável, situação que permite tranquilizar a população. Com a perspectiva de diminuição da precipitação, ameniza ainda mais as preocupações com o nível das águas”, afirma o secretário.

Ocorrências: Durante esta sexta-feira (18), foram registradas duas ocorrências. Na comunidade de São João Margem Direita houve deslizamento de terra, no talude marginal (barranca) do rio em função da elevação das águas. Em uma das residências da localidade, foi solicitado a saída dos moradores do imóvel. Outros habitantes foram orientados a realizar monitoramento intensivo.

No Centro, em função de problemas nas calhas de drenagem, um pequeno edifício foi atingido pela água da chuva, comprometendo o sistema elétrico da estrutura. Para garantir a segurança, os moradores foram orientados a deixarem o imóvel.

Em casos de emergência, a Defesa Civil realiza atendimentos pelo 199.

 

Fonte: Tayná Rosick/Decom/PMT