Nos primeiros dias de Joguinhos, Tubarão é destaque
Pelo terceiro ano consecutivo, o Karatê volta para casa com o troféu geral feminino nos Joguinhos Abertos de Santa Catarina. Foram três dias de intensas disputas, desde sábado (20) até esta segunda-feira (21). O resultado deixou o técnico Fabrício de Souza cheio de orgulho. “Foi um grande feito, estou muito feliz”, comemora. As karatecas lideraram a tabela de classificação desde o primeiro dia de disputa, carimbando na última etapa a vitória com o ouro no Kumite Equipe.
Os meninos da Cidade Azul subiram no pódio, com o troféu geral de 3º lugar. “A maioria deles são jovens, alunos novos, mas, apesar da idade e pouca experiência fizeram bonito”, avalia. No masculino o destaque é para Carlos Xavier, vice-campeão no Kumite – 55kg. O garoto é grande não só na altura, como na motivação que dá a si próprio durante o combate, além de saber ouvir as palavras de auxílio do treinador que acompanha.
Com cabelos dourados e apelidada de Galega, Alice Losekann se consagrou tricampeã no Kumite na competição. Para ela, além do preparo diário físico, é fundamental manter a mente equilibrada. “A gente pode treinar e dar o máximo de si, mas lá dentro… É preciso ter uma cabeça muito boa”, revela. Ela ainda tem outros talentos. Logo cedo, arruma o cabelo das amigas de equipe, fazendo todo o tipo de penteado. As meninas são fortes, destemidas e vaidosas, gostam de passar rímel, pó e iluminador, principalmente ao encarar o Kata (luta imaginária).
Os karatecas, bem como a comissão técnica recebem o apoio da Fundação Municipal de Esporte, com os programas Bolsa Atleta e Bolsa Técnico.
Futebol de Campo conquista primeira vitória
Ao ouvir o som do apito, não faltou força de vontade para os jogadores do Futebol de Campo que representam Tubarão. No primeiro jogo pelos Joguinhos Abertos, o elenco azulado colocou pressão nos atletas do São João do Oeste. Em contrapartida, o adversário também não abria brecha para a bola balançar as redes para o município. Fim do primeiro tempo e a partida empatada, 0x0.
No intervalo do jogo, efetividade foi a palavra que ecoou entre o time e fez diferença para procurar a oportunidade certa e conseguir a vitória no segundo tempo, diz Marcus Vinícius, meio-campo de 16 anos. Faltando aproximadamente cinco minutos para o apito final, Manoel Felippe dominou a bola que rebateu dentro da área e chutou no canto esquerdo do goleiro, trazendo os primeiros três pontos para Tubarão.
Nesta terça-feira (23), às 15h15 a equipe entra em campo novamente. Desta vez, o oponente será o Joinville. “Precisamos de quatro pilares: foco, determinação, companheirismo e a raça. Queremos pontuar para atingir a classificação. Contamos com a benção de Deus”, finaliza Marcus.
Futsal Masculino é desclassificado
Três jogos. Três derrotas. Esse foi o saldo do futsal masculino nos Joguinhos Abertos. Na sexta-feira (19), os garotos perderam para Blumenau (2×1), no sábado (20) Chapecó foi quem se sobressaiu, pelo placar de 3×2 e, no domingo (21), Concórdia marcou cinco gols contra dois dos tubaronenses. Com o resultado, os meninos não conseguiam a classificação para a próxima etapa do campeonato.
Em jogo acirrado, Handebol perde pela segunda vez
Outra modalidade coletiva que está desclassificada é o Handebol Masculino. No domingo (21), os atletas encararam Lages, time que está entre os quatro melhores do estado. Partida difícil que resultou no placar de 50×19. Nesta segunda-feira (21), era tudo ou nada contra Blumenau. Os jogadores sabiam que precisavam voltar com a vitória. Como o centro da quadra estava fechado, os tubaronenses tiveram que focar nas alas, usando os pontas, afirma o armador direito Paulo Henrique Martins.
Mesmo dando tudo de si, os adversários foram melhores, finalizando o jogo em 29×23. Entre derrotas e esforço, os atletas estão felizes só por conquistar o acesso para a fase estadual, depois de oito anos sem atingi-la. “Conseguimos o que era o improvável: atingir o estadual. Fizemos história”, ressalta João Pedro Brigido, apelidado como Japa. Nesta terça-feira (23), eles encaram São José do Cedro, às 14 horas. “Vamos em busca da vitória, queremos dar orgulho para o município”, relata o ponta Gustavo Brandão.
Esperança no Futsal Feminino
Quem entrou em quadra na tarde desta segunda-feira (23) contra Chapecó foi o futsal feminino. As meninas perderam a partida por 8×0. “Já imaginávamos que o jogo seria difícil. Mesmo com a derrota, não abaixamos a cabeça”, observa Vitória Damasceno Rosa, goleira do elenco. Entretanto, a esperança de buscar a final da competição ainda não acabou. Ainda há mais dois jogos pela frente.
Nesta terça-feira (23) elas enfrentam as meninas do Lebon Régis. “O time adversário é do mesmo nível técnico que o nosso. Esperamos fazer uma melhor partida, encaixar a marcação e conseguir um melhor resultado que o de hoje”, finaliza Betinho, treinador de Tubarão. Ele ainda diz que, possivelmente, as meninas vão disputar a segunda vaga do grupo, com Braço do Norte e Lebon Régis.
Os Joguinhos Abertos de Santa Catarina
Mais de três mil atletas de 81 municípios catarinenses estão em Rio do Sul, até sábado (27), para as competições da 32ª edição dos Joguinhos Abertos de Santa Catarina. Entre eles, estarão 140 jovens de Tubarão. Atletismo, Karatê, Judô, Handebol, Futebol de Campo e Futsal são as equipes que vão defender a bandeira do município ao buscar o lugar mais alto do pódio.
A preparação para encarar a disputa foi intensa. Desde o início do ano, cada modalidade fez o planejamento adequado pensando atingir a melhor performance dos competidores tubaronenses. Quem trouxer medalha para casa, em 2020, automaticamente será beneficiado com o Bolsa Atleta ou Bolsa Técnico, programa promovido pela Prefeitura de Tubarão, por intermédio da Fundação Municipal de Esporte.
Suporte
Durante o período competitivo, os atletas estarão alojados na Escola de Educação Básica Willy Henring. Lá, quem cuidará das refeições, transporte e limpeza é a Fundação Municipal de Esporte (FME), que dá o suporte necessário as modalidades.